DNA DE MARCA - Seus clientes estão envelhecendo e o que você está fazendo por eles? Por Maria Gabriela Tosin.

Que a população está envelhecendo, isto não é novidade para ninguém. Segundo dados do IBGE, em dez anos o número de pessoas com 60 anos ou mais passará de 11,3% para 14,7% no Brasil, o que representa um aumento de cerca de 9 milhões de idosos no País. Será que as marcas estão atentas a esses números?

A Lego mostrou que estar atenta às fases da vida de seus clientes é um grande diferencial para alavancar as vendas. A empresa de brinquedos nasceu em 1932, possui mais de 90 anos de história e é claro que muitos adultos e idosos têm boas lembranças da infância com os produtos da marca e, por isso, ela resolveu lançar a campanha “Find Your Flow”, que foca no bem-estar mental dos adultos.

A campanha acompanha uma mulher que está estressada com seu trabalho e sua rotina, até chegar em casa e poder relaxar montando seu Lego que ao final se tornará um buquê de flores. Podemos ver que a marca reconhece a base de fãs de várias gerações, mas também aborda a necessidade de métodos criativos para relaxamento e foco, tentando deixar de lado a pressão do dia a dia.

Além de filme, a Lego também lançou uma playlist chamada “Rhythm & Bricks”, com músicas de Tom Misch e o trio eletrônico dinamarquês WhoMadeWho, além de ter feito uma parceria com a famosa Lofi Girl no YouTube para uma versão de 86 minutos de “Rhythm & Bricks” em seu canal.

Talvez você não saiba, mas a Lego possui diversos produtos focados no público adulto. Os brinquedos exploram a nostalgia e elementos que fizeram parte da infância e adolescência de muitas pessoas, como é o caso da saga Harry Potter, Star Wars e da série The Office, por exemplo.

É claro que apenas uma marca sólida e forte é capaz de acompanhar e marcar a vida de seus clientes através de gerações, o que não é uma tarefa fácil, mas para as marcas que estão começando é interessante responder às seguintes perguntas: em que momento da vida a marca acompanha os clientes? Ela está olhando para todos ou excluindo alguém?

Uma marca que não pensa nas fases da vida de seus clientes corre o risco de ser apenas uma empresa passageira na vida das pessoas, podendo ser substituída por qualquer outra a qualquer momento.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.