DNA DE MARCA - O que as marcas mais criativas têm em comum? Por Maria Gabriela Tosin.

Recentemente a empresa Warc, que faz parte do grupo organizador do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lion, divulgou a lista das marcas, agências e redes de publicidade que mais ganharam prêmios de criatividade nos últimos anos.

Entre as cinco primeiras marcas mais criativas estão grandes redes de fast food, é a sexta vez que o Burger King ocupa o primeiro lugar do ranking, temos então Burger King, Corona, McDonald’s, Heinz e Heineken respectivamente como as cinco marcas mais criativas.

O que podemos notar entre as 20 marcas citadas é a abordagem que utiliza na maioria das vezes o humor alinhado a uma causa ou propósito, além de não terem medo de ousar e apostar em novas ideias. O Burger King, por exemplo, recentemente teve que lidar com a má repercussão de sua última campanha que fez com o ex-ator pornô Kid Bengala. Seguindo o mote “Exagero”, a celebridade fez uma peça publicitária para divulgar a promoção do sanduíche Whopper, mas para isso utilizou uma série de trocadilhos que tinha como objetivo entreter o público e que, claramente, era destinada ao público maior de 18 anos. O Burger King então recebeu diversos comentários e críticas sobre a marca entrelaçar seu nome a indústria pornográfica, a qual é muitas vezes caracterizada como violenta e misógina, o que acaba atingindo principalmente as mulheres. Como resultado da repercussão negativa da campanha, a empresa resolveu retirar o vídeo do ar e de todas as redes sociais.

Já as marcas McDonald’s e Heinz também se apoiam no humor para se destacar entre os concorrentes, mas de uma forma mais cautelosa, contendo mais acertos do que erros, ao contrário do Burger King. Corona e Heineken entrelaçam as marcas a causas que defendem com afinco; a Corona sempre se apoiou no meio ambiente como causa, sendo comum a marca estar relacionada a projetos que buscam salvar a natureza. Já a Heineken defende fortemente o consumo consciente de álcool – seu último lançamento foi a cerveja zero álcool -, e desde então a marca vem apostando em comerciais que reforçam que a cerveja pode estar presente em diversos momentos e ser apreciada com moderação.

O ranking da Warc só reforça o que já estamos notando há alguns anos; marcas que só pensam no lucro ou que têm medo de sair da sua zona de conforto, dificilmente serão lembradas pelo público e se tornarão líderes de mercado. A criatividade realmente desempenha um papel essencial no sucesso da empresa.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.comhost do podcast ‘Loop Out Cast’, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.