DNA DE MARCA - O que aprendemos com o reality The Circle?

‘The Circle’ virou febre nas últimas semanas, o reality show está disponível na Netflix e o jogo funciona da seguinte forma: os participantes conversam via chat, o chamado ‘The Circle’, que se assemelha a nossas redes sociais como o Instagram, Facebook e WhatsApp. O objetivo do jogo é se tornar o mais influente e assim eliminar outros participantes, e o prêmio para o vencedor é de 300 mil reais. Como o participante se torna influencer? A cada rodada há um ranking – que cada participante deve criar o seu -, assim os participantes que forem melhores ranqueados são considerados influencers.

O que podemos aprender nesse reality show viciante é que as redes sociais são uma poderosa ferramenta de persuasão e poder, atrás das telas você pode ser quem você quiser, você mesmo ou alguém do sexo oposto que você criou. Durante o programa os participantes criam aliados, amigos e se apaixonam por pessoas que elas nunca viram na vida e não sabem se são reais, isso só mostra como as redes sociais mudaram nossas vidas de uma forma muito radical.

Os personagens da versão brasileira foram escolhidos a dedo, tem gay cheia de opinião e glitter, o cara bombadão, a carioca gente boa, o nerd gamer e youtuber, entre outros personagens que geram rapidamente identificação com os outros participantes e com o público.

Pode ter certeza que esse experimento antropológico vai render muitas teses de mestrado daqui p’ra frente, pois há muitos ensinamentos sobre os dois lados das redes sociais, quem realmente somos e quem nos mostramos ser para os outros e assim ganhar poder para influenciar a opinião das pessoas.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.