DNA DE MARCA - Cannes Lions enfim reconhece o poder da 'Creator Economy'. Por Maria Gabriela Tosin.

Depois do TikTok ter criado uma espécie de Oscar para os criadores de conteúdo da plataforma, agora um dos principais eventos de criatividade também anuncia a criação de um evento totalmente voltado aos criadores de conteúdo.

O Festival de Criatividade de Cannes existe desde 1953 e se tornou o evento mais importante da publicidade mundial, sendo o sonho de muitos publicitários e marcas. Agora o evento se estende para abraçar a tendência que já vem arrecadando milhões no mercado e ajudando a publicidade em diversos aspectos, a Creator Economy. Segundo dados do setor, 75% das marcas colaboram atualmente com criadores, além do nicho estar projetado para alcançar faturamento de 480 bilhões de dólares até 2027.

De acordo com a organização, o evento Lions Creator foi criado como forma de resposta às críticas ao alto custo de participar do Cannes Lions. Creators muitas vezes não conseguiam participar do festival devido ao alto valor do ingresso. Agora o Lions Creator dará acesso a três dias de evento pelo preço de 1.200 dólares. Criadores de conteúdo, suas equipes, agências de marketing de influência e consultores e agências de talentos são o público-alvo desse novo festival.

O evento contará com mesas redondas exclusivas abordando os desafios desse espaço, reunindo vozes líderes de plataformas, marcas, criadores e agências. Segundo o CEO de Cannes Lions, Simon Cook, o objetivo do novo evento é promover uma melhor integração entre todos os envolvidos na criação de conteúdo.

O que podemos notar com essa nova aposta do principal festival de criatividade e publicidade do mundo é que não é mais possível imaginar campanhas sem creators. Mesmo que o comercial seja exibido em mídias tradicionais como TV ou outdoor, é bem provável que um dos rostos dessas campanhas sejam de alguém já conhecido nas redes sociais e que possuem a admiração do público. Apesar de o Cannes Lions ter demorado alguns anos para notar essa mudança brusca no mundo da publicidade, enfim resolveu dar um importante passo para a profissionalização do setor.

O desejo de muitos profissionais que atuam nessa área é que o segmento tenha a devida atenção, podendo contar com padrões e fiscalização efetiva para que creators e marcas continuem trabalhando da melhor forma possível.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.comhost do podcast ‘Loop Out Cast’, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.