DNA DE MARCA - A importância de ser lembrado.

As pessoas estão expostas a milhões de informações todos os dias e, diante desse cenário, ser lembrado é um fator muito importante. Marcas patrocinam eventos, festivais, programas, entre outras ações para ter um único benefício: serem lembradas.

Se uma pessoa lembra da sua marca é bem provável que ela compre seu produto. Ser lembrado é tão importante que foi criado o prêmio ‘Top of Mind’. O prêmio é entregue para as marcas mais lembradas pelos consumidores. Ganhar o ‘Top of Mind’ quer dizer que sua marca é forte e relevante no mercado e, claro, que sua estratégia de comunicação está dando certo.

Se sua marca é forte isso te dá mais liberdade para desenvolver ações de comunicação. Um bom exemplo disso é a ação desenvolvida pela marca Doritos. A marca retirou o nome de sua logo apostando que o consumidor reconheça mesmo assim. Doritos inovou tanto no produto como em toda a comunicação visual que utiliza apenas o icônico triângulo como símbolo.

O que chama atenção também é o anúncio de TV da marca que diz ‘Para um chip tão icônico, não precisamos nomear porque este é um anúncio sem logos, sem jingles, sem truques, apenas aqueles pacotes vermelhos e azuis com as coisas que você ama neles’.

Ser lembrado pelos consumidores é muito mais difícil nos dias de hoje, considerando a grande variedade de produtos no mercado. Então a dica é: trabalhe a comunicação da sua marca para que ela seja lembrada por todos.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.