DIGITAL INSIGHTS - Vício Digital: a era da hiperconectividade. Por Nathália Meireles.

Em meio ao ambiente digital, enfrentamos o medo de ficar por fora dos principais assuntos devido ao constante bombardeio de propaganda todos os dias.

Como lidar com isso?

Estima-se que tenhamos acesso a mais de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo atualmente. São informações dos mais variados temas, desde política e culinária até entretenimento, moda e saúde. Com essa avalanche de informações, muitas vezes nos sentimentos sobrecarregados.

Antes da internet, precisávamos ir até a biblioteca da escola ou da cidade para pesquisar sobre um assunto, em meio aos livros, artigos e documentos. Com a Era Digital, bastam alguns cliques na tela do smartphone que encontramos a informação desejada. Simples, rápido e prático.

Mas… como os brasileiros estão lidando com essa hiperconectividade?

De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box para entender a relação dos brasileiros com a internet e dispositivos digitais, foi revelado um problema preocupante.

Os dados da pesquisa revelam que 30,9% dos entrevistados, quando estão sem acesso a internet, sentem como se estivessem perdendo o controle do que está acontecendo, e 35,7% assumem que ficam ansiosos quando percebem que a bateria do aparelho vai acabar e eles não têm como recarregar.

O uso excessivo e a dependência dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, estão causando angústia e contribuindo para o aumento de quadros clínicos como depressão e ansiedade.

A era da hiperconectividade e o uso exagerado dos dispositivos móveis estão comprometendo a qualidade de vida, relacionamentos pessoais e até a saúde dos usuários. É crucial encontrar um equilíbrio entre viver no mundo digital e no mundo real.

E então, como lidar com a hiperconectividade e equilibrar o uso dos dispositivos móveis?

Antes de tudo, é importante que você entenda que não há mal algum em estar presente digitalmente, acompanhar as novidades e trocar mensagens instantâneas com os seus amigos e família. O ponto principal é não depender e viver em função disso.

Aqui vão algumas sugestões para que você consiga equilibrar a presença digital e cuidar da sua saúde mental:

  • É importante medir e regular o tempo online, estabelecendo limites para o uso das redes sociais;
  • É fundamental enxergar a vida além da tela do smartphone, dedicando-se a atividades offline, tais como passeios ao ar livre e contemplação da natureza;
  • É imprecindível cultivar hábitos saudáveis e praticar autocuidado – essenciais para manter a saúde física e mental em dia.

Em suma, a era da hiperconectividade nos trouxe inúmeras oportunidades, mas também desafios significativos para nossa saúde mental e bem-estar. Ao reconhecer a importância de equilibrar nosso tempo online e offline, podemos cultivar uma relação mais saudável com a tecnologia, promovendo assim uma qualidade de vida melhor e fortalecendo nossos relacionamentos interpessoais.

É hora de abraçar uma abordagem consciente em relação ao uso dos dispositivos móveis, priorizando nosso bem-estar e felicidade em meio à era digital.

Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.