DIGITAL INSIGHTS - A Economia dos Criadores sob uma nova perspectiva. Por Nathália Meireles.

Com a era digital e o crescimento da internet, novas formas de trabalho e modelos de negócio surgiram ao longo dos anos. A partir de necessidades como a difícil recolocação no mercado de trabalho e a busca por novas fontes de renda, surgiu uma Creator Economy, ou Economia Criativa. Um setor em constante crescimento que gera emprego e estimula o empreendedorismo.

De acordo com um estudo realizado pela YOUPIX em 2023, existem 300 milhões de creators no mundo, dos quais cerca de 20 milhões
são do Brasil.

Um outro estudo, realizado pelo Oxford Economics em 2022, calculou que o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com aproximadamente R$ 4,5 bilhões para o PIB brasileiro. Como muitos dos criadores que compõem esse ecossistema da economia criativa são empreendedores, isto gerou mais de 140 mil empregos diretos no país.

Entre os milhões de criadores, curadores e construtores de comunidade que compõem a economia criativa no Brasil e no mundo estão os influenciadores digitais, blogueiros, personalidades das redes sociais, podcasters, artistas, e músicos.

A influência que gira a economia criativa. O que é o marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia do marketing digital que envolve produtores de conteúdo que, por meio de comunidades e
presença digital, possuem certa influência sobre segmentos de público altamente engajados.

O objetivo da estratégia para as empresas é alcançar público que esteja engajado na comunidade do produtor de conteúdo e, assim, atraí-los para a compra de seus produtos. Essa estratégia é muito utilizada porque, como seres humanos, fomos criados para socializar. Nesse contexto, as marcas contratam os influenciadores para se aproximar mais de públicos.

No marketing de influência, é muito comum que as marcas entrem em contato com os produtores de conteúdo, apresentem o produto e a proposta de parceria e definam as expectativas das marcas com o profissional. Após a conversa, o influenciador recebe o briefing com as orientações – e, às vezes, também exigências – da empresa sobre como o conteúdo deve ser produzido. O profissional executa toda a parte operacional e envia o material para aprovação.

Influenciador e empreendedor: a correlação entre os dois

Quando você pensa em influenciador, o perfil empreendedor também vem à mente? Ou você separa um do outro? Ser um influenciador significa empreender na era digital, utilizando sua imagem como principal ativo.

Em meio à era digital, a linha que separa o empreendedor do influenciador se torna cada vez mais tênue. Como estratégia para se diferenciar diante da forte concorrência, empreendedores assumem o papel de influenciadores como forma de se conectar com o público e impulsionar seus negócios.

O empreendedor-influenciador utiliza sua expertise para construir uma comunidade engajada em torno de sua marca. Um exemplo é
a Bianca Andrade, fundadora da Boca Rosa. Além de administrar sua empresa com mais de 200 colaboradores, ela também trabalha como
influenciadora no ramo de moda e maquiagem.

Bianca é conhecida por ser uma empresária visionária que enxerga além do comum em seu setor, investindo em marketing e tecnologia. Por ser uma figura pública, ela também compartilha da sua rotina familiar e novas descobertas. Ela conectou sua imagem de forma autêntica e estratégica como empresária e influenciadora.

Conclusão

A chamada Creator Economy, ou Economia Criativa, é um setor em constante expansão, oferecendo diversas oportunidades para quem deseja empreender ou se tornar um influenciador.

O marketing de influência, por sua vez, se revela como uma ferramenta poderosa e estratégica para empresas e criadores de conteúdo alcançarem seus objetivos de forma conjunta e mutuamente vantajosa.

Esta grande oportunidade beneficia tanto aqueles que sonham em trabalhar com a internet quanto as marcas que almejam alcançar novos públicos. Para os empreendedores-influenciadores, o cenário é extremamente favorável. E a profissionalização do setor, com a criação de novas ferramentas e plataformas de apoio para criadores de conteúdo é uma tendência que vem conquistando tanto público como marcas.

Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.