Descobrindo o seu propósito: como encontrar a sua paixão e transformá-la em uma marca pessoal de sucesso. Por Izabel Barbosa.

Ou… o caminho de contato com a sua verdade que transformou a vida de pessoas como o da Gisele Bündchen.

Muitos ouvem falar sobre propósito e acham difícil definir o seu próprio com clareza.

Com uma das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda não seria diferente. Depois de atingir o auge da sua carreira como modelo, Gisele encontrou um vazio dentro de si que só foi preenchido quando começou a trabalhar em alinhamento com o seu propósito: o de atuar ativamente pela proteção do meio ambiente.

Quando Gisele Bündchen completou 40 anos, decidiu plantar 40.000 árvores em homenagem ao seu aniversário, e o número logo atingiu a meta de 250 mil mudas graças ao apoio de seus fãs.

Gisele é embaixadora da boa vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e, desde então, vem ajudando a ONU a chamar a atenção para as questões ambientais.

Imagine o quanto o mundo e ela mesma não teriam perdido se ela jamais tivesse despertado para o seu propósito?

“A razão pela qual estou trabalhando para proteger o planeta é que quero servir à sobrevivência humana e à saúde de todas as espécies. Se nós não cuidarmos dos presentes que o planeta nos dá, e se não vivermos em harmonia com todas as diferentes criaturas deste planeta, seremos nós a irmos embora. O planeta não precisa de nós para sobreviver, mas nós precisamos do planeta. Como humanos, devemos despertar para isso”. Gisele Bündchen.

Encontrar a nossa paixão nem sempre é fácil. Falo também de um lugar privilegiado, de onde posso optar por trabalhar com aquilo que amo.

Justamente por isso, acredito que quem tem essa possibilidade deve se dedicar de todo o coração a esta reflexão.

E, por acreditar tanto no poder que a descoberta do propósito pode ter na nossa realização e no nosso sucesso, tornei esta a etapa número 01 da minha metodologia de branding pessoal.

Quando conseguimos unir as nossas habilidades àquilo que faz o nosso coração bater mais forte, podemos alcançar níveis incríveis de realização pessoal e de satisfação profissional.

Mas você pode estar pensando: Izabel, calma, pois eu nem sei o que é propósito, quanto mais descobrir qual é o meu!

Afinal, o que é propósito e por que é importante descobri-lo?

Hoje muito se fala sobre propósito. Talvez você até mesmo tenha “ranço” com a palavra por achar que ela é “modinha”.

Propósito é descobrir o que faz o seu coração bater mais forte; aquilo que te move; aquilo que faz você levantar diariamente, independentemente do quão desafiador esteja o cenário.

Pegue papel e caneta, pois vou te ensinar um exercício que aplico aos meus mentorados, para que você reflita sobre o caminho do seu propósito.

Encontrar o seu propósito e transformá-lo em uma carreira pode ser uma jornada desafiadora, mas também muito recompensadora.

Exercício do Propósito: aquilo que faria se fosse plenamente livre

1 – Liste todas as suas habilidades técnicas
Coloque no papel tudo aquilo que você sabe fazer e é bom nisso.

2 – Liste todas as suas habilidades comportamentais
Coloque no papel tudo aquilo que está relacionado a COMO você faz o que faz. Pense nos elogios que normalmente as pessoas ao seu redor fazem a você.

3 – Selecione aquelas que você gostaria de continuar exercendo e desempenhando mesmo se ganhasse um cheque de 5 milhões de dólares
Dinheiro é muito bom, mas bom mesmo é quando ele vira consequência daquilo que você faz. Por isso, é hora de filtrar e se conectar com uma realidade em que você seria plenamente feliz fazendo aquilo que sabe fazer bem.

4 – Liste todos os PROBLEMAS de outras pessoas e do mundo que você pode ajudar a solucionar com as suas habilidades
O propósito está conectado ao ato de servir ao outro e ao mundo. Pense em como você pode ajudar, mitigar e resolver os desafios e as dores das pessoas ao seu redor.

5 – Liste todas as SOLUÇÕES que você pode desenvolver com base nas suas habilidades
Aqui você poderá pensar em produtos, serviços, soluções e ações para colocar os seus talentos em prática.

6 – Liste como você pode aprimorar ainda mais as suas habilidades
Essa metodologia já apoiou executivos, empreendedores e profissionais a descobrirem o seu propósito nos quatro cantos do globo. Espero que esse exercício seja produtivo e que te aproxime a encontrar o seu! Depois volte aqui e me conte como foi a sua experiência!

Com 27 prêmios em sua carreira, Izabel Barbosa é especialista em branding. É designer pela PUC-Rio/ENSAD Paris, com MBA em Marketing pela FGV. Por acreditar que marcas podem mudar o rumo de uma vida ou de um negócio, fundou a Brand HUB e desenvolve, a partir de metodologias proprietárias, consultoria e projetos para executivos e empresas que querem desenvolver estratégias para catalisar a construção de valor para as suas marcas. Com mais de 13 anos de experiência, já desenvolveu projetos de branding e comunicação integrada para pessoas e empresas nos 4 cantos do globo. Já transformou histórias no Qatar, Turquia, Áustria, Estados Unidos, Malta e no Brasil.