Ser feliz dá trabalho, pois exige empenho e dedicação. É olhar para a frente e não lamentar pelo que ficou pelo caminho. É manter a constância, sem se repetir. É realizar um exercício fabuloso de se reinventar, apesar de muitas vezes ser contraditório ou enfadonho.
É também sobreviver na maré alta e entender que existe um processo cíclico. Após chegar ao ápice, a maré começa a descer e atinge o seu ponto mais baixo. O segredo: aprender a driblar o sobe e desce das marés, reconhecendo quando elas não estão para peixe. Um aprendizado para a vida toda!
Neste ir e vir reside a importância de criar vínculos e laços de importância e afetividade. Quando somos capazes de unir as pessoas, sem a responsabilidade pelo sucesso das relações, convictos que cada um deve fazer a sua parte, transformamos o desânimo e ressignificamos os nossos dias.
Esta conexão inexplicável, que pode acontecer entre pessoas diferentes, que pouco sabem uma da outra, mas que exalam afinidades, nos instiga a andar com quem acredita e aposta em nós. Às vezes, o que precisamos é somente de uma presença sincera, que não vibre somente nos dias de Sol, mas que esteja disposta a caminhar ao nosso lado na chuva. Talvez esteja aí a beleza dos relacionamentos.
A vida é uma aventura, portanto, não faça pacto com a covardia. Aprenda a relevar. Escolha a emoção como protagonista. Resista. Não se entregue à desesperança. Não permita que minem os seus sonhos. Coloque doçura nos seus dias e esteja convencido de que você merece tudo o que deseja. Aprenda a contornar os obstáculos, encarando tudo de frente. Se orgulhe da pessoa que habita em você e seja grato pelos encontros e até pelos desencontros.
Seja como um clipe, que tem a função de juntar. Crie vínculos, mesmo que alguns possam se desfazer ao longo da vida. Seja a pessoa que une, aproxima, e não se culpe se alguém não entender a importância disso. Nem todos chegaram aonde você está. É um processo individual e intransferível, mas capaz de nos elevar à potência máxima. Vibre por isso e seja feliz com as suas escolhas!
–
Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.