Começar por dentro. Por Neusa Medeiros.

A vida se encarrega de explicar e dar sentido no futuro, ao que no presente parece tão fora de propósito. Já aprendemos que cada um escolhe o seu próprio caminho e que a vida reserva o resultado da colheita a partir desta semeadura.

O desafio sempre virá a partir da escolha das sementes, do preparo desta terra. Mas o que não temos como prever, com exatidão, é a qualidade destes frutos. Esta dúvida não nos impede de semear, mas nos mantém alerta, em vigília.

Quando aceitamos o fim de um ciclo, o universo entende que estamos prontos para recomeçar! É o momento de semear novamente, mesmo com todos os riscos. Começar de novo, mas desta vez por dentro, talvez esteja aí a cereja do bolo. Toda decisão tem consequências, mas a verdade é que indecisões têm ainda mais. E ficar às vezes um tanto bagunçado por dentro faz parte do processo. Sobrevivemos! A vida não oferece promessas, nem garantias, apenas possibilidades e oportunidades.

“Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma”, já dizia a poetisa Cora Coralina – e eu assino embaixo. O segredo é se permitir florescer!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.