Boca Rosa. Bianca Andrade. Bianca Rosa. Por Ligia Leite.

A estratégia e a surpresa das pessoas quando enxergam que o conteúdo não é orgânico.

Primeiro de tudo, vale um agradecimento para a Bianca. De maneira prática, assertiva e intencional, ela conseguiu explicar (o que tento há mais de 10 anos) sobre minha profissão.

É engraçado pois, a rede social virou algo tão lúdico, que as pessoas não conseguem enxergar como uma profissão, ainda. As influenciadoras vivem disso, e o Instagram é o ambiente de trabalho delas.

Toda empresa tem um planejamento, uma estratégia, metas e objetivos. Quando a gente usa a rede social a nosso favor, com intenção de ter mais vendas ou mais interesse do público, é necessário que a gente tenha um planejamento estratégico.

Algumas pessoas acham absurda a ideia dos stories terem um cronograma, por ser um meio – teoricamente – mais orgânico. Mas não se enganem, cada pessoa tem sua maneira de trabalhar.

Eu, particularmente, preciso de planejamento para tudo. Adoro planejar, ver metas, objetivos e cumprir um por um ao longo do meu dia. Quando algo sai fora do esperado, consigo ter uma visão macro do que ficou pendente do dia anterior e, assim, não deixo as coisas soltas.

Já existem pessoas que são mais freestyle e que vão fazendo, se dedicam e conseguem dar conta de tudo. Normalmente, são rápidas para soluções de problemas e ótimas para apagar incêndios.

No caso de ser influenciadora, você é a sua própria marca, sua própria empresária, seu nome é o seu core business e as plataformas digitais são seu escritório, suas tarefas diárias.

Todos marqueteiros sabem que foto de filho, pet, boas ações e bastidores engajam. Então, ela logo colocou no planejamento dela “postar foto com meu filho” – o que não devia assustar ninguém, pois é sempre tudo calculado, até quando a gente acredita que foi espontâneo.

Por isso este universo digital não é para amadores. Apesar de tudo parecer orgânico e fácil. Encontrar a estratégia ideal para o seu negócio, entender a linguagem do seu nicho, aprender o tom que sua marca deve usar, requer muita pesquisa, estratégia e intencionalidade.

Ligia Leite é graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Com mais de 10 anos de carreira no mercado de publicidade, já passou por empresas de pequeno, médio e grande porte, atuando em diversas áreas dentro da comunicação, tais como atendimento, eventos, SEO, e sua grande paixão, o branding. Atualmente, trabalha focada em estratégias para marca em uma agência de publicidade e acredita que o futuro das empresas está ligado a propósitos e relacionamentos.