Aperte o 'play' e siga! Por Neusa Medeiros.

Como diz Lulu Santos, a gente às vezes sente, sofre, dança, sem querer dançar, então, abra as suas asas, solte as suas feras. E complemento: vá, e se tiver medo, vá com medo mesmo, porque a essa altura da vida temos mais a perder ficando, do que indo. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, não é mesmo Geraldo Vandré?

As vivências e as preferências vão nos construindo. Mesmo quando não calculamos bem o risco, a vida pode nos arrepiar e nos encantar. Sabemos tão pouco, mas o autoconhecimento é tudo. É intransferível. Ser feliz exige empenho e dedicação, afinal, o sabor da plenitude, de quem já viveu um tempo de desafios e conquistas, ninguém pode tirar.

Dentro de mim existem muitos esconderijos, caminhos óbvios e outros nem tanto. Posso ser “uma deusa, uma louca ou uma feiticeira”. Na realidade, vou peneirando a indiferença, às vezes a falta de gentileza, o silêncio… deixo no presente somente as boas lembranças. Sigo tentando entender as “trapaças da sorte”, afinal para “combinar comigo tem que ter opinião”.

Veja só, como diz a escritora Martha Medeiros, “o amor prefere se aproximar dos distraídos”. Verdade! Com a maturidade, passamos a filtrar mais as relações. Nem todos seguirão conosco, por interesse ou falta dele. Isso é fato! A gente não deve ser sentir responsável pelo sucesso dos relacionamentos. É um peso que não temos que carregar sozinhos.

“A vida premia quem está em movimento”, e isso tenho como mantra. Então, abram alas para que eu passe com a minha fé, com a coragem, tristeza, alegria, saudade. Estou sempre em processo, me reinventando, afinal, viver é avançar e até recuar, se isso se fizer necessário.

E. para concluir, o lembrete do dia, de autoria da escritora Martha Medeiros: “Não insiste no que não está te fazendo feliz. Desiste para que outras oportunidades cheguem. Estabeleça um prazo. Talvez seja o sofrimento, esse limite. Se for preciso, enterre a dor, literalmente, e cultive o fato de já ter um passado para lembrar depois!”.

E não esqueça de apertar o play para seguir em direção à felicidade!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.