A regra dos 3 C's da comunicação integrada! Por Paula Ribeiro.

Lembra-se da mental picture de que falámos numa das reflexões anteriores? Falávamos da fronteira entre identidade e imagem institucional. A mental picture que os seus públicos têm em relação à sua marca depende da imagem que você lhes transmite.

Parece um processo simples, certo? E é, efetivamente! Mas, é preciso ter muito presente um conjunto de princípios e conceitos fundamentais de marketing e comunicação.

A sua estratégia de comunicação integrada interfere diretamente na imagem da sua marca e, por isso, o ideal é manter uma boa imagem com um bom alcance, ou aumentá-lo cada vez mais, se este for o seu objetivo.

Reverter a imagem negativa de uma marca para depois aumentar o seu alcance, dá uma trabalheira descomunal e nem sempre o objetivo é alcançado! Ter consciência que as imagens se fixam na memória das pessoas e que persistem ao longo do tempo ajuda a evitar erros e a tratar, com muita seriedade estratégica, um plano de comunicação integrada. Não é um assunto para ser tratado apenas com derrames cerebrais criativos, até porque corrigir erros de posicionamento e de mensagem pode custar uma boa fortuna!

É aqui que surgem os 3 C’s da comunicação integrada que, na minha opinião, devem ser uma regra sem exceções!

Coerência | Consistência | Continuidade

Coerência: diferentes mensagens em diferentes meios de comunicação, devidamente harmonizadas e ligadas de forma lógica.

Consistência: múltiplas mensagens dão força à marca, difundidas em diferentes formatos, sem nunca entrarem em contradição.

Continuidade: a comunicação contínua integrada e consistente ao longo do tempo.

O consumidor atual transita entre vários canais antes de tomar a sua decisão de compra, e isso obriga a uma comunicação cada vez mais sólida, harmonizada e integrada. Esta é já uma premissa que tem vindo a justificar cada vez mais a introdução do conceito de Marketing Omnichannel.

Acompanhar tendências e inovar, tendo por base um bom planeamento estratégico, é um bom princípio a seguir!

Bom trabalho!

O abraço do costume, mas com os cotovelos,

Paula Ribeiro
Head of marketing and communication at bloom up | Content Writer | Trainer