A importância da educação midiática e da cidadania digital na formação dos jovens. Por Maria Silvia Ferreira Alves de Oliveira.

Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, é imprescindível refletirmos sobre a relevância da educação midiática e cidadania digital na formação dos jovens. A rápida evolução da tecnologia trouxe inúmeros benefícios, mas também nos apresentou desafios complexos, especialmente para as gerações mais jovens.

A educação midiática envolve a capacitação dos jovens para entender, analisar e interpretar as informações que consomem diariamente nos mais diversos meios de comunicação, sejam eles tradicionais ou digitais. Com a disseminação acelerada de notícias e conteúdos nas redes sociais e na internet, é crucial desenvolver o senso crítico dos jovens, capacitando-os a identificar notícias falsas, filtrar informações tendenciosas e evitar o compartilhamento irresponsável de conteúdos duvidosos.

Além disso, a cidadania digital abrange uma série de habilidades necessárias para que os jovens possam interagir com responsabilidade e respeito em ambientes online. Isso inclui a compreensão das consequências de suas ações digitais, a proteção de dados pessoais, o respeito à privacidade alheia e o combate ao cyberbullying. Ao promover a cidadania digital, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o mundo virtual reflita os mesmos valores que buscamos no mundo real.

A educação midiática e a cidadania digital não são apenas importantes para a vida acadêmica, mas também para a vida profissional dos jovens. No ambiente de trabalho, a capacidade de analisar informações de forma crítica, utilizar a tecnologia de maneira ética e interagir respeitosamente com colegas e clientes online são habilidades valorizadas pelas empresas.

Neste contexto, é responsabilidade de todos nós, educadores, pais, profissionais e da própria sociedade, investir em programas e iniciativas que promovam a educação midiática e a cidadania digital. Devemos trabalhar juntos para proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para navegar com segurança e confiança no mundo digital, preparando-os para os desafios e oportunidades que essa era da informação oferece.

Convido a todos a se unirem nessa missão de fomentar a conscientização sobre a importância da educação midiática e cidadania digital. Vamos contribuir para a formação de jovens mais preparados, responsáveis e conscientes em relação ao uso da tecnologia e da informação.

Para saber mais:

EducaMídia – https://educamidia.org.br/

SaferNet – https://new.safernet.org.br

Maria Silvia Ferreira Alves de Oliveira é administradora, pós-graduada em Educomunicação e em Gestão de Entidades Sociais. Tem 23 anos de experiência profissional em organizações do Terceiro Setor, empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte. Atua como docente, educadora social e palestrante em cursos de capacitação, livres e técnicos, além de participar em projetos direcionados a adolescentes, jovens, adultos, crianças e grupos de mulheres.