Viabilidade midiática é mais que dinheiro para empreender ou para tocar um negócio de mídia.

Deu hoje n’O Ofício, na matéria de Gilberto Scofield Jr.:

Antes de tirar do papel a ideia de jornalismo digital, vale dar um passo atrás e olhar a floresta: o ambiente é amigável para empreender? Nunca é, mas fique atento.

Ainda em 2019, a Lupa foi convidada pela Deutsche Welle Akademie (DWA), uma das maiores instituições de estudos de comunicação da Europa (ligada ao grupo de mídia alemão do mesmo nome) para integrar um seleto grupo de 15 profissionais de 14 startups de mídia digital que participariam de encontros especiais – Meetups, como são chamados nos EUA e Europa – de estudos de Media Viability, ou Viabilidade Midiática. É um conceito que vai muito além de como conseguir dinheiro para abrir e manter um negócio de mídia, como veremos a seguir.

A dinâmica dos três encontros internacionais – cujas entrevistas e conversas eu usei com a autorização de todos para o meu trabalho de mestrado – seguiu a lógica definida por Peter Deselaers, coordenador de programas da DWA e um dos autores de “More than Money“, estudo publicado pela Deutsche Welle (você consegue baixar o pdf nesse endereço): “A definição de Viabilidade Midiática dá um passo atrás na visão tradicional do modelo de negócios individual e inovador – frequentemente sugerido como a solução para problemas de sustentabilidade – para examinar o quadro maior, incluindo mercados, redes e iniciativas individuais. Baseado nessa abordagem mais ampla, este artigo apresenta o conceito de Viabilidade Midiática como o ecossistema ao redor de todo o mercado de mídia de um país olhado para cinco dimensões relevantes: economia, política/comunidade, conteúdo, tecnologia e legislação”.