Deu hoje n’O Globo (P. 22), na matéria de Marcello Corrêa e Ana Paula Ribeiro:
Especialistas defendem investigação sobre domínio do Google em mercado de publicidade. Após multa de € 4,3 bi por Android, atuação da empresa no setor entra no radar de grupos de pressão.
COMENTÁRIO
Finalmente se dirige o foco para o ‘x’ da questão: empresas com modelo ‘gratuito’ de negócios baseado na propaganda (para autossustentação) tornaram-se ‘mídia’, ou seja, negócios de propaganda… com sustentação baseada em quê? Na ‘venda’ das informações ‘gratuitas’ dos usuários!
Que se saiba que o risco de manipulação de eleições não é obra de ‘hackers russos’, mas da díade Google + Facebook.
Sinal – ou mal dos tempos – a ‘uberização’ de todas as coisas (ou liquefação do modo de vida ocidental) chega de carro, como ‘software’ de carona, e torna-se um monopolista dos seguintes ‘negócios’: exploração de mão-de-obra precária, usurpação de direitos adquiridos de profissionais credenciados, poluição atmosférica, engarrafamento de trânsito e corrupção de prefeitos e outras autoridades.