O futuro do pensamento. Por Ricardo Gandour.

Deu anteontem, n’O Globo (P. 3):

Num mundo polarizado e com retrocessos terraplanistas, são muitos os desafios…

LINK – https://oglobo.globo.com/opiniao/artigo-futuro-do-pensamento-24225713

COMENTÁRIO

Trata-se, este OCI, de um típico Think Tank.

É claro que o fato de que tudo hoje em dia se procure – e se encontre – via Google, muito do que se vê no mundo virtual não se restringe à existência eletrônica, na forma de bits e bytes. Este é um desafio adicional à institucionalidade, ao institucionalismo e à institucionalização. ‘Encontrei no Google’, atualmente, tem o mesmo peso da provocação do Henfil; ‘Deu no New York Times’. Ora, se uma notícia ‘deu no New York Times’ é porque reporta um fato. E ler o jornal significava estar atualizado – em linha – acerca de tal fato. Mas… sempre tem um mas… muita coisa mudou desde que o Henfil nos deixou ‘num rabo de foguete’…

Ser – ou ter-se – um portal na internet não significa  isso.

Mais: se você publica, isto não quer dizer que você noticia.

Moral da história: somos um portal, não um veículo de comunicação jornalístico, ou noticioso. Este portal é janela de nossa sociedade educativa sem fins lucrativos (o resto da casa toda). E nesta casa – um Think Tank, ora – se pensa, e se reflete criticamente… sobre… fatos. E sobre como tais fatos são comunicados – não somente por organizações noticiosas, bem ao contrário -, por empresas, entes estatais e ONGs. E quando se opina, avisa-se claramente – como neste comentário.

Portal OCI: FAKE NEWS FREE

 

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).