Algoritmos não podem aprender sentimentos, diz futurólogo Gerd Leonhard.

Deu no Valor Econômico (14/04/2012), na matéria de Adriana Fonseca:

Capacidade de negociar e de ter compaixão sobrepõe a Inteligência Artificial.

LINK – https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/04/14/algoritmos-nao-podem-aprender-sentimentos-diz-futurologo-gerd-leonhard.ghtml

COMENTÁRIO

Frenesi digital.

Comungo da visão exposta na matéria, e, aqui, no Observatório da Comunicação Institucional, vários colaboradores também.

Preocupa-me a franca entrega de jovens profissionais a tudo o que se apresenta sob o manto de “inovação tecnológica”.

Muitas vezes são balões de ensaio à cata, justamente, da adesão fácil promovida por falsas premissas, tais como facilidade, gratuidade e rapidez.

O fator humano – processado em horas, dias e anos – não pode ser negligenciado. E não pode simplesmente ser substituído por nanochips, nanosegundos, nanoestruturas. Essa é uma questão mais que ética… é moral.

Na presente crise pandêmica ensaiam-se modos de vida estranhos à humanidade essencial. É uma doença oportunista explorando nossas fragilidades aumentadas.

O jornalismo juvenil repercute “gurus”. A propaganda, por sua vez – e sempre ágil – larga na frente e constrói narrativas audiovisuais dignas do cinema de ficção científica.

As marcas vão atrás do trio elétrico de um tal “marketing digital” que nem como disciplina consolidou conhecimentos.

Resultado: fake news, “impulsionamento” de conteúdos duvidosos, endeusamento de nulidades, cancelamentos e uso indevido de dados – meus, seus, nossos.

Por isso tudo, em meu próximo livro, faço no capítulo inicial uma provocação-profissão de fé:

Por uma revolução analógica!

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).