As micro e pequenas empresas (MPEs), assim como os microempreendedores individuais (MEIs), são de grande valor para o crescimento econômico do país, pois criam inúmeros empregos e ajudam a reduzir as desigualdades. De acordo com dados do SEBRAE, atualmente existem 6,4 milhões de estabelecimentos no país, sendo 99% deles micro e pequenas empresas. Esses pequenos negócios são responsáveis por pouco mais da metade das ofertas de emprego do setor privado, gerando 27% do PIB do Brasil.
Tais dados são importantes para conhecer o impacto que essas empresas têm no país e a necessidade de construir negócios de sucesso por meio de uma presença ativa e forte no mundo digital. Em geral, o marketing (offline e online) promove a melhora dos processos de trabalho nas empresas, elabora estratégias sólidas e assertivas, proporciona mais segurança na tomada de decisões, planeja ações e pode até antecipar tendências de mercado. Logo, pode-se compreender a importância que as estratégias de marketing têm para micro e pequenas empresas, sendo fundamental apostar nas mesmas para manter-se no mercado globalizado.
Hoje, diferente de anos atrás, fazemos praticamente tudo pela internet. Assistimos a vídeos e filmes no YouTube e em plataformas de streaming, conversamos com os nossos amigos e parentes através do Facebook e Instagram, fazemos transações bancárias através dos aplicativos, dentre muitas outras atividades. Nesse sentido, as mudanças em nossa dinâmica social – decorrentes do uso das novas tecnologias -, nos propõem um novo modelo de relacionamento que envolve pessoas e marcas. Os efeitos da nova dinâmica entre esses protagonistas revolucionou o modo pelo qual as organizações fazem negócios, sendo necessária a adoção de estratégias de marketing digital para atrair os consumidores e se diferenciar da concorrência.
Apesar de parecer uma tarefa fácil, conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores é ainda mais difícil do que parece, pois estes estão mais exigentes, hiperconectados e atentos às ofertas do mercado. Além disso, uma característica marcante dos consumidores da era digital é a priorização da experiência do usuário, sendo necessário apostar em estratégias que envolvam o atendimento ao cliente e a criação de conteúdo personalizado que visa interagir com esses consumidores, promovendo o conhecimento acerca da qualidade de produtos e serviços. Assim, passa a ser essencial realizar estudos sobre comportamento, expectativas e necessidades dos consumidores de modo a facilitar a definição do público-alvo para criar estratégias de marketing mais efetivas.
É importante salientar que a segmentação do público-alvo é um dos grandes benefícios do marketing digital, por ser mais precisa e garantir que as marcas estejam nos canais certos (tais como sites, blogs e perfis em redes sociais), abordando os assuntos certos e em formatos atraentes para os consumidores. Esta segmentação também é imprescindível para o sucesso de campanhas publicitárias online que proporcionam às empresas maior reconhecimento de marca, alcance e engajamento, por exemplo. Uma vez definido o público-alvo, é hora de manter um relacionamento com ele.
A presença no ambiente digital é um fator primordial para a construção do relacionamento com os públicos-alvo. É assim que as marcas interagem e engajam com a audiência, mostrando suas propostas de valor. Ao criarem essa relação com a audiência, as empresas estão apostando em um processo contínuo de identificação e de compartilhamento de visão, missão e valores com os consumidores. No entanto, esse processo não acontece rapidamente, pois está relacionado à elaboração de um plano de marketing digital que envolve cronograma, orçamento, personalização de conteúdo, definição de personas e o ‘tom de voz’ das marcas, serviço de atendimento ao cliente, identidade visual, monitoramento dos esforços de marketing, definição de ferramentas que vão ajudar o alcance de objetivos, entre outros.
Podemos observar então que o marketing digital representa um verdadeiro diferencial para micro e pequenas empresas que desejem crescer no mercado competitivo, pois podem atrair usuários em qualquer escala competindo em um ambiente que dá espaço para diferentes organizações, inclusive as de grande porte. Ao fazê-lo, as empresas constroem marcas mais fortes e bem posicionadas, promovendo a venda de produtos e/ou serviços, atraindo consumidores mais qualificados e mantendo um relacionamento com os mesmos de modo a fidelizá-los e transformá-los em divulgadores de suas marcas.
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Isis Esteves é graduada em Letras e está concluindo sua graduação em Marketing. Apaixonada por Comunicação e redes sociais, já atuou como Social Media e Analista de Mídias Sociais em agências do Rio de Janeiro. Sua sede de conhecimento é grande, por isso também se dedica ao curso de pós-graduação em Social Media Marketing (Northwestern University).