Networking na era digital: o ativo mais poderoso! Por Lilian Flaitt.

Share Button

Peço licença para fazer um relato pessoal como forma de me apresentar.

Meu nome é Lilian, sou formada em Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru, interior de São Paulo, tenho 18 anos de carreira como designer gráfico, alguns cursos feitos, outros ministrados e ponto.

No começo de 2018 tornei-me mãe de gêmeas. Trabalhava em São Paulo, fazia dois anos que estava na fila de adoção e, em março daquele ano, fomos agraciadas com as bebês, de dois meses completos, mais lindas deste mundo: Valentina e Lavínia, razões da minha vida e de Carina.

Fiquei em licença-maternidade por quatro meses, pedi demissão e voltei para minha cidade sem saber como seriam as coisas. Vivi intensamente esses meses com minhas filhas, sem pensar no amanhã. A minha única preocupação era criar o maior vínculo possível com elas, já que passado este período eu teria que voltar a me (re)encaixar no mercado.

Em outubro estava eu, sem emprego, sem rumo… e com duas bebês.

Resolvi então pegar o carro e tentar apagar o incêndio sendo motorista de aplicativo. Só que minha cidade não é grande e quando me cadastrei, ouvi pelas ruas, que conseguiria tirar uma grana confortável.

Doce ilusão. Primeiro, não há corrida a toda hora. Segundo, as pessoas não fazem uma conta certa sobre gastos com o carro. Havia um outro agravante: minhas filhas começaram a ir à escolinha e os horários em que eu precisava estar com elas era justamente os horários para se estar na rua. Cidades menores não são como São Paulo.

O desespero bateu e o dinheiro só pagava o gasto da gasolina que eu usava. Me vi sem saída e sem vontade de continuar.

Diante deste cenário, pedi com fé uma iluminação divina. E ela veio a galope! Primeiros dias de 2019 e eu já era outra pessoa.

Eu não estou aqui para falar sobre religião, mas eu acredito que a fé nos 3 Reis Magos – a quem dirigi o meu pedido – trouxe-me mais confiança na minha capacidade intelectual.

Sempre gostei de me comunicar através da escrita, tenho boa oratória e vontade de me realinhar. Decidi retomar um velho aliado para grandes textos e reflexões, o LinkedIn, rede social que vem transformando minha vida e transforma vidas todos os dias. Não tão somente pela liberdade de poder escrever, mas mais pela grandeza que ela proporciona em termos de networking para negócios, carreira, inspirações, novidades no mundo dos negócios e pela capacidade da plataforma de ajudar em (re)colocações.

Dito isso, eu quero mostrar que networking é o maior ativo que alguém pode ter. Conectamo-nos com pessoas e criamos empatia com as histórias que contamos. Sempre tem alguém diante do computador, todos os dias, e precisamos continuar fazendo isto, gerando valor para essas pessoas e para nós mesmos. Seja como negócio, seja como colocação em um novo emprego, uma recolocação no mercado, precisamos e devemos nos conectar, sempre!

E foi através de algumas ações que fiz, algumas atitudes dentro da plataforma, mais ‘visibilidade’, o que fez com que o professor Manoel Marcondes Neto, diretor deste O.C.I., me mandasse a seguinte mensagem pelo LinkedIn: ‘Tenho feito convites, aqui no LinkedIn, sempre a partir do perfil acadêmico-profissional, para participação e colaboração junto ao Observatório da Comunicação Institucional, organização social sem fins lucrativos, que ora dirijo. É isto. Grato pela atenção’.

Eu não tinha dúvidas sobre o poder que o LinkedIn tem mas, acima de tudo, sabia da minha capacidade em gerar conteúdo relevante e, principalmente, da minha capacidade em fazer networking.

Sendo assim, é isso que você, leitor deste portal, poderá esperar de mim. Tudo em que eu puder contribuir para gerar valor para a sua vida profissional, eu farei, e com pitadas de vida pessoal, por que não?

Não vou deixar uma lista de possíveis temas. O tema é livre, sou eu mesma aqui, atrás da tela.

Diante deste primeiro artigo, estou despida, sem munições e preparada! Aberta a qualquer sugestão ou crítica.

Portanto, me reapresentando: olá, meu nome é Lilian, mãe, empreendedora, apaixonada por impactar e ser impactada diariamente, produzindo incansavelmente conteúdo, criando e gerando networking e, melhor ainda, podendo ensinar como isso é possível, com a força do LinkedIn e da internet. Sou formada em Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru, estado de São Paulo.

Forte abraço, nos vemos em breve por aqui e no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/lilianflaitt).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *