Marketing na era digital: o que é? Por Lídia Ferreira.

O surgimento da internet não apenas popularizou o acesso a informação mas também possibilitou a divulgação instantânea de produtos e serviços. É possível pesquisar o produto na internet, verificar as avaliações de outras pessoas, comparar preço e, se desejar, comprar tudo online.

Para acompanhar esse novo perfil de comportamento do consumidor as empresas começaram a repensar seus meios de comunicação. O Marketing como conhecíamos, com foco no desenvolvimento nos produtos funcionais e sua massificação, e feito através de anúncios em jornais, comerciais de TV e páginas de revistas, precisou avançar na transformação digital.

Mas o que é Marketing Digital? De forma sucinta, é o conjunto de atividades online, que uma empresa (ou pessoa) executa com a intenção de atrair novos clientes, criar relacionamentos e construir a identidade da marca.

Marketing por essência é troca. E na era digital essa troca tem sido cada vez mais personalizada, direta e no momento certo. Não se produz conteúdo de qualidade em massa, não é mais preciso esperar o comercial do Jornal Nacional para anunciar um grande lançamento. O conteúdo é pensado para aquele público específico, que não deseja apenas um serviço ou produto, mas sim uma experiência.

E como alcançar muitas pessoas com um conteúdo tão personalizado? ­­­Usando estratégias de Marketing que promovam a identificação e interação dos seus consumidores. Hoje, as pessoas não compram apenas pelo produto, mas pelos valores da marca. Por exemplo: uma pessoa preocupada com o meio ambiente vai pesquisar por produtos ou serviços de empresas que tenham a preocupação com a sustentabilidade do planeta.

Por isso, no Marketing Digital, o foco é o consumidor, não o produto. Pode parecer estranho, mas o processo para ter sucesso nas redes é assim: conheça seu público-alvo, seus gostos, suas preferências, o que come, o que escuta, o que gosta de ler e quais são seus padrões de comportamento online. Após conhecer bem quem compraria o seu produto, aí sim, crie uma estratégia de Marketing direta e personalizada para esse público.

E existem muitos canais digitais para alcançar esse público, tais como os blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros. O desafio está em produzir um conteúdo de qualidade, que crie identificação, que gere interesse e interações, que desperte o desejo de compra, mas que também crie um canal de relacionamento entre a marca e o consumidor.

Se você quiser aprender mais sobre o Marketing Digital e como criar estratégias e conteúdos de qualidade, aqui vai a minha dica: os 24 melhores livros sobre marketing online que todo profissional ou curioso da área deveria ler.

Lídia Ferreira é jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente trabalha com Marketing e acredita que é possível criar conteúdo cada vez mais afetivo e humanizado.