'Desmarketize-se': humanizar as marcas é uma tendência para o futuro.

Deu na Exame de janeiro de 2023, no artigo de João Branco, CMO do McDonald’s:

Isto não é um artigo. É um convite, um aviso, um lembrete, uma dica. De um marketeiro experimentado, que observa claramente uma tendência nas relações entre marcas e pessoas consumidoras: ninguém aguenta mais as coisas que “parecem marketing”.

Anúncios, interrupções, botões implorando para serem clicados, avisos destacando as qualidades dos produtos, chatices como o carro da pamonha gritando na rua durante uma reunião de trabalho importante. Não digo que essas coisas não tragam venda, mas quem faz isso perde a chance de ter um resultado ainda melhor.

A digitalização da nossa vida está abrindo um mundo de novas oportunidades para fazer marketing. Mas também está alimentando um monstrinho que existe dentro de cada profissional que tem metas para bater – aquele que passa o dia todo fazendo cálculo de “custo por impacto” para justificar o investimento.

Mas os clientes não são “leads”. Clientes são pessoas. Seres humanos que têm necessidades, têm pressa, têm dores, têm bolso apertado e precisam de ajuda. São mulheres e homens que querem se divertir, se informar, se entreter, aproveitar a vida.

Confira a matéria completa na edição desse mês da revista Exame.