FILHOS DA PAUTA - Todos nós somos filhos da pauta. Por Rafael Gmeiner.

Minha ideia de artigo para a coluna desta semana era outra. Contudo, a boa repercussão do meu primeiro texto e os bons feedbacks sobre o título do espaço, fizeram com que eu repensasse um pouco e, por fim, explicasse o porquê somos filhos da pauta.

Há anos, eu uso este trocadilho, especialmente, nas celebrações do Dia do Jornalista. Ele é provocativo e, simultaneamente, mais realista do ponto de vista sobre qual é o principal elemento-guia em nosso dia a dia.

A pauta é a nossa mãe, caros colegas jornalistas! É ela quem diz o que faremos e para onde vamos.

Como sabemos, antes de começarmos a escrever nossas matérias, nós pesquisamos sobre o que e com quem falaremos, analisamos informações e dados que temos e definimos o que faremos. Em tese, tudo isso é parte integrante da pauta. Tudo isso é a nossa pauta.

E seja como for: se atuar em sites, jornais, televisão, rádio ou, até mesmo no mundo corporativo e institucional, você precisa da “mamãe” pauta junto contigo. Com ela, além de nos orientarmos, facilitamos nosso trabalho, afinal, é bem mais fácil trabalhar de forma organizada, do que apenas sair escrevendo e depois ver que o seu texto não faz tanto sentido.

E, atualmente, mais ainda, quando inserimos a tecnologia no caminho (até porque o foco principal desta coluna é falar sobre jornalismo responsável versus tecnologia) temos que ter a pauta ainda mais como nossa aliada, afinal, o excesso de informações e dados, se não forem bem minerados e analisados, se tornarão um labirinto em nossas mãos e a pauta será, neste percurso, a nossa bússola, a nossa mãe.

Por isso, não se ofenda se disserem a você que é um filho da pauta, no fim das contas, fazer parte deste grupo é ser realmente apaixonado pelo jornalismo e fazê-lo com total dedicação, com muito zelo, prezando pela qualidade, não só do texto, mas também das informações que serão passadas.

Imagem do filme Spotlight.

Rafael Gmeiner é jornalista especializado em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias, tem mais de 20 anos de experiência em Jornalismo e Comunicação, e mais de 15 anos em assessoria de imprensa. Conta, também, com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. E, ainda, acumula 10 anos de experiência com jornalismo no setor de franquias.