A "tiktorização" das profissões existe? Por Nicole Santana.

Com a crescente popularização de perfis profissionais nas plataformas digitais Instagram e Tik Tok, é comum o profissional de qualquer área se sentir na “obrigação” de produzir certo tipo de conteúdo para ser visto e ganhar relevância nas mesmas.

A chegada da nova atualização do Instagram e o aumento do consumo de Tik Tok levam muitos desses profissionais a criar vídeos em um formato mais “divertido” sobre sua profissão para atrair seus seguidores. E, sim, estamos falando de qualquer área mesmo, até mesmo aquelas profissões que tratam de assuntos mais sérios, como saúde, por exemplo, que acabam caindo no nicho de “vídeos divertidos” e de entretenimento das redes sociais.

O que nos faz pensar…

Será que todos os profissionais a partir de agora, deverão criar conteúdos nestes formatos para serem relevantes? Será que teremos que passar o dia criando “dancinhas” no Tik Tok para atrair novos clientes?

O primeiro ponto que devemos levar em consideração é que, sim, os vídeos estão aí e ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais. Mas isso não quer dizer que precisamos – necessariamente – só produzir vídeos daqui para a frente para ganhar visibilidade. É possível intercalar conteúdos e experimentar novos formatos testando a adaptação do público a eles.

Por outro lado, se você enxerga dentro das plataformas a possibilidade de criar novos conteúdos em vídeo, ótimo. Por que não reservar um tempo para isso? Se se sentir à vontade para aparecer em público, tiver a criatividade de planejar e criar posts relevantes para o seu nicho, vale a pena investir.

Tudo se resume em dança? Não!

Há quem não se sinta nem um pouco confortável para dançar ou até mesmo aparecer em seu perfil, mas está tudo bem. Afinal, você pode apenas falar, escrever ou apontar na tela, por exemplo. Por mais que o Tik Tok seja uma plataforma onde prevalecem as “dancinhas”, não se sinta na obrigação de seguir essa trend.

Bom, onde quero chegar com esse assunto? Quero apenas lembrar que o problema não está em fazer um vídeo e muito menos no profissional que usa o recurso para divulgar seu trabalho, mas sim que isso se torne uma obrigação que prejudique outros profissionais que só querem seguir sua agenda e entregar um trabalho bem feito.

Por fim, trago minha opinião pessoal sobre o assunto. Acredito que não haja uma “tiktorização” das profissões e, sim, uma forma de adaptação de conteúdos e testes nas redes sociais – que podem ou não servir para sua marca.

Não há uma fórmula mágica para criar nas redes sociais; o importante mesmo é descobrir o que realmente dá certo para você ou sua marca.

Até a próxima 🙂

Nicole Santana é formada em Publicidade e Propaganda e tem experiência profissional em agência de publicidade na função de Social Media. Atua na criação de conteúdo, planejamento, gerenciamento de redes sociais e estratégias de inbound marketing, e conteúdos para blogs.