6a. instância do composto RRPP: RESPONSABILIDADE.

Share Button

No último dia 5 de julho, foi publicada versão 2018 (3.0) do composto Resumo das Relações Públicas Plenas (RRPP), por Manoel Marcondes Neto, cofundador deste OCI.

Como um típico construto didático-pedagógico, o composto ‘Resumo das Relações Públicas Plenas’ (RRPP), concebido em 2012 com 4 instâncias, é dinâmico e evolui com o tempo.

Tínhamos, em 2012, as seguintes 4 instâncias-demandas:

– Reconhecimento no meio social
– Relacionamento com públicos-chave
– Relevância no segmento de atuação
– Reputação administrada

E a cada uma dessas 4 instâncias correspondendo 2 estratégias e 4 táticas:

RECONHECIMENTO

Estratégia 1: Arte Narrativa; Estratégia 2: Presença Competente na Internet

Tática 1: Identidade Corporativa; Tática 2: Branding; Tática 3: Imagem de Marca; Tática 4: Propaganda Institucional

RELACIONAMENTO

Estratégia 1: Internal Marketing Orientation; Estratégia 2: Sistemas de Relações com o Cliente

Tática 1: Comunicação Interna; Tática 2: Atendimento ao Público (clientela); 3: Ouvidoria/Ombudsperson; Tática 4: Mediação/Negociação

RELEVÂNCIA

Estratégia 1: Marketing Social; Estratégia 2: Lobbying

Tática 1: Pesquisa de Opinião; Tática 2: Patrocínios; Tática 3: Eventos; Tática 4: Merchandising Social

REPUTAÇÃO

Estratégia 1: Accountability; Estratégia 2: Memória Organizacional

Tática 1: Estudo dos Públicos; Tática 2: Comunicação Institucional; Tática 3: Divulgação (assessoria ‘de imprensa’); Tática 4: Gestão de Crises de Imagem Pública

Em 2015, os 5 Rs, incorporando mais uma instância, a quinta:

RESILIÊNCIA INSTITUCIONAL

Estratégia 1: Advocacy; Estratégia 2: Change Management

Tática 1: Filosofia Gerencial; Tática 2: Compliance; Tática 3: Responsividade; Tática 4: Gestão do Conhecimento (percognition)

E agora, em 2018, os 6 Rs, incorporando uma sexta instância-demanda:

RESPONSABILIDADE (360 graus)

Com as seguintes estratégias:

Estratégia 1: Compromisso com condutas éticas e legais
Estratégia 2: Compromisso com normas contábeis-financeiras

E as seguintes táticas:

– esfera civil – Legal Answerability
– esfera social – Responsabilidade Social Compartilhada
– esfera ambiental – Safety/Security
– esfera fiducial – Padrões IFRS/Public Trust

OBS.: O fim prevalente destes desdobramentos é didático-pedagógico. Para a aferição do ‘Índice de Transparência Ativa’ permanece válido o composto de ‘5 Rs’, o qual formata o indicador de transparência ‘5R INDEX’, lançado a 16 de maio último no 21o. Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *