O Uber do jornalismo: informação, automação e revolução. Por Higor Gonçalves.

Deu ontem no Comunique-se:

Particularmente, não fiquei apreensivo quando li a notícia sobre o ‘Uber’ do jornalismo. Por um motivo: cedo ou tarde, esta realidade, inevitavelmente, iria se impor…

LINK – http://portal.comunique-se.com.br/o-uber-jornalismo-informacao-automacao-e-revolucao/

COMENTÁRIO

Clipamos, neste OCI, o artigo original de Pyr Marcondes sobre o que viu no SXSW. Mas no nosso caso, o processo dessa tal ‘uberização’ não é inevitável e não é trivial. E é, sim, motivo de preocupação, pois ainda não criaram algo que substitua a imprensa livre, independente e profissional no desempenho de sua nobre missão de – como diz Mino Carta -, ‘morder os calcanhares do poder’. Aceitar a substituição do ser humano por ferramentas cibernéticas é uma derrota do projeto civilizacional iniciado na Renascença. Se a humanidade evoluiu no sentido de aumentar a qualidade e a expectativa de vida, minimizando o perecimento das pessoas, como explicar o deliberado abandono da mão-de-obra… humana?

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).