Projeto 33 - Difusão do conceito de Sustentabilidade Concêntrica [X,Y] - [em andamento]

Agora são 8 os Rs.

O desafio que se coloca – desde sempre – para a humanidade é o da sustentabilidade.

Porém, o conceito de sustentabilidade pode adquirir diversos entendimentos. A eles:

– O econômico, por exemplo, está baseado no fato de que uma operação qualquer (uma compra ou venda entre empresas, um serviço público que se pretenda prestar por órgãos governamentais ou ONGs) deva custar menos do que seu preço de venda ou prestação em relação a o que se arrecade em termos financeiros;

– O ambiental, por sua vez, demanda que se recupere – se re-compense ou substitua – as fontes de matéria-prima utilizadas num – idem qualquer – processo produtivo, a fim de que se possa manter tal operação no tempo;

– E o social, finalmente, que é mais complexo porque se precisa olhá-lo sob duas óticas: a individual e a da coletividade. Um indivíduo tem que se manter vivo, saudável e produtivo apesar de seu trabalho. E, no caso das coletividades, a questão da sustentabilidade dos grupos sociais repousa necessariamente em um arranjo político, o qual distribua encargos e prêmios/incentivos – satisfatoriamente – entre todos os seus membros componentes.

Postas essas três visões de sustentabilidade, para satisfazê-las todas razoavelmente há que – ao máximo possível – integrar-se (e fazer caminhar juntas), duas dimensões:

a Sustentabilidade Geral

e

a Sustentabilidade do Negócio

Numa Sustentabilidade Concêntrica [X,Y]. (Vide eixos X e Y no diagrama a seguir).

E, nos termos proferidos por Manoel Marcondes Neto em palestra de 30/04/2024, ter em conta uma sustentabilidade que vá “…do planeta até a esquina…”.

Para tanto, o autor propõe uma reflexão baseada no diagrama-resumo proveniente de seu mais recente livro “8 Rs da Comunicação Funcional / 720 graus“, no qual defende um papel à Comunicação tão relevante quanto o do Direito e o das Finanças no âmbito da Governança, tanto Corporativa quanto Estatal:

As instâncias/demandas do composto de 8 Rs são examinadas frente a cada área organizacional, ponderando o score obtido em todos os 210 quesitos (excetuando os não aplicáveis) da Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa (Sistema 5R-INDEX) com os pilares da Governança: transparência, accountability, conduta ética e colegialidade das decisões: