TENDÊNCIAS - O papel do relações-públicas nas organizações. Por Sylla Faruk.

De acordo com Eugene Holman, “as relações públicas envolvem a humanização das interacções no mundo dos negócios, representando um esforço para compreender a consciência e sensibilidade das pessoas em busca de interesses e compreensão em relação aos problemas individuais, de grupos ou de empresas”.

O papel dos profissionais de Relações Públicas nas organizações está a tornar-se cada vez mais importante – uma comunicação eficaz com o público-alvo, consumidores e funcionários é fundamental para o sucesso no mercado, independentemente da designação adoptada pelas empresas.

Esta área da comunicação é integrada nas estruturas organizacionais, assumindo responsabilidades de liderança. Representa uma forma de agir e de transmitir informações, visando estabelecer e manter a confiança mútua entre uma empresa e os diversos públicos, sejam internos ou externos.

Em Moçambique, esta área ainda está em processo de exploração e desenvolvimento. Por ser uma área emergente, requer estudo, observação e integração em órgãos – tanto públicos quanto privados. Ainda há empresas que não adoptaram esta área, o que as deixa sem o expertise necessário para lidar com conflitos internos e com diversos públicos-alvo.

Reconheço que as relações públicas são predominantemente reactivas, agindo em resposta a possíveis problemas que possam surgir. É evidente que esta área está menos vinculada à produção e à geração de lucro mas, sim, focada na gestão de potenciais crises que possam impactar negativamente a reputação, produtos ou serviços da organização.

Devido à ausência de um profissional competente, é possível observar que dentro das organizações, ocasionalmente, surgem obstáculos na comunicação, conflitos laborais, clima e cultura organizacionais instáveis, insatisfação do público em relação aos serviços prestados e produtos disponibilizados, falta de comprometimento com os objetivos estabelecidos pela instituição e desempenho organizacional pouco produtivo. Na verdade, as actividades ligadas às Relações Públicas na sua essência são complexas e diversificadas.

Na Dentsu, investimos nesta área de forma abrangente para superar as barreiras enfrentadas pelos profissionais, transformando estratégias em momentos envolventes que auxiliam as marcas a estabelecer uma conexão emocional com o seu público-alvo. Como uma empresa global, possuímos um vasto conhecimento na área de Relações Públicas. Unimos as nossas habilidades sob uma única marca e formamos uma equipa coesa, garantindo aos nossos clientes acesso contínuo às últimas tendências.

Em Moçambique, contamos com uma equipa experiente que acumula mais de uma década de conhecimento. Graças à nossa experiência e pertença de uma empresa global, conseguimos acompanhar as tendências mundiais resultantes da globalização, as quais demandam que as organizações adoptem estratégias viáveis que se adaptem às mudanças locais.

Considerando a importância da actuação do profissional de Relações Públicas para o avanço das organizações, é minha convicção de que esta é a profissão com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Com a rápida disseminação da informação e o papel central da comunicação em todos os aspectos, fica claro que, sem uma comunicação eficaz, as empresas não são capazes de enfrentar crises nem reter talentos, muito menos construir equipas de alto performance.

Como alguém já disse: “Todo o mundo precisa de um relações-públicas” – É uma afirmação arrojada, mas acredito nela!

Sylla Faruk é profissional de Comunicação e Relações Públicas com mais de 15 anos na área e mantém a coluna “Tendências” no portal O.C.I. É PR account manager na Dentsu Mozambique.