Keep calm, carry on and say good things!

bu

Trabalhar num ambiente onde o clima é descontraído, evidentemente, é muito prazeroso. Quem não gostaria de chegar ao trabalho e encontrar colegas num clima leve, trocar ideias sem competição a respeito de projetos, fazer piadas sobre qualquer coisa, rir do nada e encontrar saída para pequenos e grandes obstáculos? Sorrir e se divertir são daquelas coisas que deixam qualquer trabalho mais criativo.

Mas, numa época em que a palavra “crise” está em todos os lugares, basta um comentário para as reclamações começarem. “Isso não está bom e tende a piorar”. “O clima é de medo e tensão”. “Não acho que a coisa vai melhorar”. Como manter a descontração quando aquilo que é verbalizado por profissionais mais parece ser o reflexo de uma época pré-guerra?

Pois bem, a comunicação sempre pode dar uma ajuda quando tudo parece estar perdido. Na verdade, verbalizar boas palavras mesmo quando algo parece ruim é tática de muitas nações que, de fato, já estiveram em guerra. Descoberto no começo dos anos 2000, um cartaz chamou atenção do mundo todo e fez emergir uma história guardada durante décadas sobre o otimismo. Estava escrito nele: “Keep calm and carry on”. Atribuído ao governo inglês, seria usado como um incentivador para a nação inglesa manter a calma, literalmente, caso os alemães tivessem conseguido invadir aquele país.

Imagino que a sensação que as pessoas de uma nação tenham durante uma guerra seja terrível. Sufoco, desgosto e até rebeldia devem fazer parte dos sentimentos daqueles que passaram por essa experiência lamentável. Mas, sempre há uma palavra de conforto e é isso que, naquela época (1939), o governo inglês tentou mostrar a seus cidadãos. Keep calm and carry on.

A monarquia não estava querendo enganar seus “filhos” com essas palavras. Mas, estava tentando demonstrar (seria demonstrado, na verdade, pois a campanha nunca teria sido lançada), que é preciso coragem, seguir com a cabeça erguida e acreditar que amanhã pode ser melhor que hoje, apesar de qualquer coisa.

Que as palavras têm uma força inenarrável, isso você já sabe. Mas, por que, então, não são usadas para manter a calma quando há um clima tenso? Por que dar tanta vazão ao medo, à tristeza e até ao pessimismo quando bastam algumas palavrinhas – e às vezes uma só – para modificar o cenário? Observe o impacto que a frase Keep calm and carry on trouxe às pessoas, mesmo décadas depois. Durante anos, rodou as redes sociais como um “meme”.

As palavras podem transpor todo e qualquer tipo de tristeza, melancolia, adversidade, conflito, tensão. Mas, para que isso ocorra é preciso parar de entrar na roda-viva do descrédito, da incerteza. Você pode ser o diferencial para elevar o clima no seu trabalho. Para isso, dirá apenas, keep calm, carry on and say good things!

Com certeza, isto ajudará a enfrentar boa parte das situações!