DNA DE MARCA - Uma brincadeira pode custar caro.

Dia 1o. de abril, conhecido por ser o Dia da Mentira, é uma data muito usada pelas marcas para fazer brincadeiras e assim conseguir mais visibilidade, mas neste ano a Volkswagen quis entrar na brincadeira e se deu mal.

A marca anunciou por meio das suas redes sociais no dia 30 de março de 2021 que o nome de sua unidade nos Estados Unidos passaria a se chamar Voltswagen, uma mudança de posicionamento em direção aos veículos elétricos. A empresa também enviou um comunicado às empresas e aos investidores informando sobre a mudança de nome.

O grande problema é que o anúncio foi considerado autêntico por todo mundo, até mesmo por membros do conselho de empresas concorrentes e por analistas financeiros da Wedbush, empresa privada de investimentos. O comunicado à imprensa continha também uma declaração do CEO regional Scott Keogh e de Kimberley Gardiner, vice-presidente senior de marketing da marca Voltswagen of Americ. O valor das ações da empresa nos Estados Unidos chegou a subir 16% no dia do anúncio, mas caíram 5% depois de ser revelado que era apenas um trote.

Parece que na hora de montar a campanha para o Dia da Mentira faltou um item essencial: graça. Criar uma campanha totalmente “séria”, seguindo os moldes já conhecidos por todos que acompanham a marca para depois revelar que é mentira, não parece a melhor das estratégias. Se você analisar a campanha, ela é realmente boa para ser lançada em qualquer momento, menos no Dia da Mentira. Dar esperanças aos acionistas e logo depois revelar que é mentira foi uma brincadeira de péssimo gosto.

Se sua empresa se posiciona de maneira séria e nunca fez nenhum tipo de campanha que envolve comédia, é melhor não entrar na onda das outras marcas, pois seu público pode não entender e isso pode custar muito caro.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e no momento atua em agências de publicidade e é colaboradora em diversos blogs.