DNA DE MARCA - O valor do marketing de experiência.

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O relacionamento está se tornando algo muito valioso nos dias de hoje. O ‘marketing de experiência’ utiliza as emoções dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar. Considerando que o mundo está cada vez mais on-line as experiências no mundo real se destacam.

A vontade de comprar, interagir ou se relacionar com uma marca muitas vezes está relacionada com a experiência, à disponibilidade e à conveniência dela. A mais recente marca que utilizou estratégias de marketing de experiência foi o Airbnb, empresa de serviço comunitário on-line em que as pessoas podem anunciar e reservar acomodações e hospedagem. O Airbnb utilizou estratégias que reforçam seu posicionamento: oferecer experiências diferenciadas por meio da hospedagem.

Recentemente a marca divulgou que seus clientes poderiam se hospedar na casa da Barbie. A casa fica em Malibu nos Estados Unidos, de frente para a praia e toda a decoração é inspirada na famosa boneca. A ação diz que uma pessoa mais três convidados poderão aproveitar a experiência durante duas noites na casa. A reserva ficou disponível no dia 23 de outubro por meio da plataforma.

Mesmo antes da ação acontecer, a possibilidade de ficar hospedado na casa da Barbie agitou a internet, todas as mulheres queriam passar alguns dias junto com suas amigas, desfrutando de tudo o que a casa oferece.

Outra ação foi realizada em parceria com o McDonald’s; os clientes podiam ficar hospedados no trailer personalizado da rede, localizado em São Paulo. Para isso, bastava acessar o site do McDonald’s e reservar por meio da plataforma Airbnb. A reserva poderia ser feita apenas por uma pessoa que teria o direito de levar mais dois acompanhantes. ­­

Após a grande repercussão dessas duas ações, podemos concluir que investir em marketing de experiência pode ser uma boa opção se a marca procura criar um elo com o consumidor. A estratégia certa alinhada com o posicionamento da marca pode ser muito valiosa.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.

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