DNA DE MARCA - O marketing ainda funciona!

Mesmo depois de várias confirmações ainda é comum os profissionais de marketing serem questionados se ações de marketing realmente funcionam, e o filme da Barbie é um ótimo exemplo para usarmos ao respondermos essa pergunta para CEOs e gestores.

Desde seu anúncio, o filme da Barbie vem tomando conta das redes sociais, além de ser uma máquina de marketing. O filme vem sendo impulsionado também pelo licenciamento de roupas, acessórios, calçados e muitos outros produtos que estampam a cor rosa e o nome “Barbie”. Segundo dados divulgados pelo Pinterest, as buscas globais pelos termos “barbiecore” e “moodboard Barbie” aumentaram 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para anunciar o lançamento do filme, a Warner Bros. também criou a ferramenta “Barbie Selfie Generator”, que faz uso de Inteligência Artificial e permite ao usuário criar posts automáticos com a mesma arte do pôster do elenco, customizados com a foto e a frase que você quiser.

O lançamento da Barbie usou três pilares que estão muito em alta atualmente: nostalgia, inclusão e inteligência artificial. A nostalgia nos leva a consumir produtos sem fazer uma análise prévia do que estamos comprando, já na parte de inclusão, no filme vamos conferir muita representatividade por parte dos atores, o que ajuda no processo de identificação com os personagens. A inteligência artificial foi parte fundamental para que o assunto Barbie chegasse a todas as redes sociais de forma orgânica. Além disso, o filme investiu pesado em eventos e em divulgação por parte dos atores principais, e qual foi o resultado disso tudo? Ingressos esgotados para as sessões do filme antes mesmo dele estrear nos cinemas.

Se o objetivo de Barbie era recuperar o investimento do filme em forma de bilheteria, ele já foi alcançado muito antes do esperado, agora basta esperar para saber quais serão os outros milhões que a Warner Bros. vai ganhar com a venda de produtos relacionados ao filme. O marketing realmente funcionou mais uma vez.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.