DNA DE MARCA - Finalmente estamos vendo a inclusão na prática?

Sempre ouvimos dizer que as marcas devem pensar em inclusão, tanto em suas equipes quanto em campanhas publicitárias, mas, infelizmente, a teoria e a prática não estavam conversando. O que parecia ser lindo na teoria quase sempre não era aplicado na prática.

Agora, parece, finalmente estamos vendo a prática acontecer.

Recentemente, a marca Dove, conhecida por fazer campanhas que exaltam a real beleza, fez uma ação de inclusão que teve uma ótima repercussão. Para tornar as praias brasileiras mais inclusivas, a marca criou uma cadeira especial que atende a diferentes corpos. A ação surgiu depois que a marca realizou uma pesquisa para entender as dificuldades que as pessoas com deficiência e obesidade enfrentam para frequentar a praia.

A pesquisa trouxe dados alarmantes e revelou que 42% das pessoas obesas deixaram de frequentar a praia devido à falta de estrutura, como o fato de não caberem nas cadeiras, e 50% das pessoas com deficiência disseram que a falta de acessibilidade é um obstáculo.

Para tentar resolver esses problemas, a Dove criou uma cadeira mais larga e segura do que as disponíveis no mercado, em formato open source, para que outras empresas possam reproduzi-la e ampliar a oferta. As cadeiras ficaram disponíveis para aluguel gratuito no Espaço Dove, nas praias do Rio de Janeiro.

Outra marca que também acertou na ação de inclusão, que apesar de tardia, teve um grande impacto, foi o Burger King. A rede lançou a campanha “Coroa do seu jeito”, lançando quatro novos formatos de coroas para celebrar a diversidade do país. Antes, a marca só possuía um tipo de coroa para que seus consumidores usassem, agora a marca inclui a versão tiara, tic-tac, coque e pente garfo. O formato pente garfo, por exemplo, é um símbolo de orgulho para cabelos crespos. As novas versões estão disponíveis em unidades selecionadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

O que cadeiras de praia têm a ver com a Dove? O que acessórios de cabelo têm a ver com o Burger King? Nada, mas as ações incorporadas pelas duas empresas ajudam elas a aumentarem seu valor como marca e se destacarem perante outras que não estão colocando a inclusão em prática. É hora de pensar em ações de inclusão todos os dias, não apenas em datas comemorativas. Além disso, é importante lembrar que nem toda ação precisa estar vinculada ao nicho de mercado em que a empresa atua.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.