DNA DE MARCA - É necessário esquecer caminhos antigos. Por Maria Gabriela Tosin.

Quantas marcas você já viu fazendo campanha de Dia dos Namorados utilizando os mesmos conceitos com frases clichês? Pois bem, indo contra todas as campanhas de Dia dos Namorados já feitas, O Boticário mais uma vez inovou e se destacou nesta data comemorativa.

A marca de cosméticos O Boticário lançou a campanha “Dia do Amor”, que traz o mote “para cada casal que se separa, dois encontram um novo começo”, indo ao encontro de dados do IBGE que mostram que o número de divórcios cresceu.

Utilizando o disco de vinil como analogia aos ciclos dos relacionamentos, a campanha chama a atenção para a importância de continuar acreditando no amor e reforçando a esperança nos relacionamentos. A propaganda também mostra os altos e baixos de um relacionamento e que, ao final de um relacionamento, dois novos podem surgir.

O comercial é apenas uma das peças da campanha de propaganda que também se estendeu para as redes sociais com o uso de influenciadores digitais e diferentes focos, sem esquecer também dos solteiros. “Tínhamos o desafio de levar a mesma mensagem do filme de campanha para as redes da marca, mas de forma nativa, e assim nasceu a #PlaynoAmor, inspirada na expressão já usada pela comunidade que traduz o ânimo de viver algo. Com a hashtag, criamos um movimento para as pessoas contarem suas histórias e continuarem acreditando no amor”, conta Gui Zunttini, diretor de criação de Fashion & Neauty da SoWhat.

A narrativa escolhida pel’O Boticário no Dia dos Namorados é só um exemplo de como estar atento ao presente e à realidade dos consumidores é importante para se conectar com eles. Seguir a manada pode ser mais seguro, mas os resultados serão sempre os mesmos. Quando você decide escolher um caminho diferente, coisas incríveis podem acontecer, e aquele pensamento “é impossível agradar a todos” pode ser o melhor combustível que uma marca pode ter.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, host do podcast Loop Out Cast, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.