DNA DE MARCA - Como estar nas Olimpíadas sem patrocinar as Olimpíadas? A Nike te ensina. Por Maria Gabriela Tosin.

No mês de julho e agosto o mundo todo parou para acompanhar as Olimpíadas 2024 que aconteceram na cidade de Paris, na França. Muitas marcas se envolveram com o evento em busca de visibilidade, mas algumas delas fizeram diferente e surpreenderam a todos.

Vamos tratar a seguir do case da Nike, que ao invés de patrocinar o evento, decidiu patrocinar o verdadeiro centro das Olimpíadas: o atleta. A marca é a que mais patrocina atletas e boa parte deles chegou ao pódio em Paris. Venha saber mais sobre essa estratégia.

A Nike é uma das maiores marcas de calçados, roupas e acessórios, e sempre entrelaça seu posicionamento ao esporte e, nas Olimpíadas de 2024, marcou presença de um jeito diferente junto a Rayssa Leal, uma das medalhistas do skate street que representou o Brasil nas competições.

A Nike fez uma collab com a esportista e lançou um tênis exclusivo assinado por ela, o qual conta com as cores roxo, amarelo e azul em referência à pista de skate dos Jogos de Tóquio, que consagraram Rayssa como vice-campeã. Nessas Olimpíadas de 2024, Rayssa estava usando seu tênis em collab com a Nike, o que consagrou ainda mais o produto como especial e único.

A collab foi lançada antes das Olimpíadas de Paris e, em apenas 20 minutos, os estoques já tinham acabado… A verdade é que as pessoas não estavam comprando só um tênis Nike por conta de sua boa qualidade para andar de skate, mas devido a uma série de associações que Rayssa Leal emprestou para ele, tais como coragem, motivação e realização.

A Nike literalmente fez uma aposta. Nada garantia que Rayssa Leal iria conseguir o pódio novamente, mas a skatista usou o tênis da sua collab na competição e a aposta deu resultado. De forma sutil e surpreendente, o tênis chegou até várias pessoas que não conheciam o produto.

Enquanto dezenas de marcas tentaram chamar a atenção com ações invasivas e sem matching com o evento, a Nike identificou a oportunidade e se agarrou a ela. Há muito mais resultado em uma publicidade bem arquitetada do que em uma que só tenha o objetivo de alcançar o maior número de pessoas – que é aquilo que estamos cansados de saber: menos é mais.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, host do podcast Loop Out Cast, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.