Gestão de Mudanças e Resiliência - transformando crises em oportunidades. Por Anuar S. Mattar.

Em uma agradável roda de conversa entre profissionais de excelência na área de gestão, focamos em  avaliar algumas áreas e concluímos que, entre as diversas habilidades requisitadas de um analista de negócios, uma das mais importantes é a capacidade de identificar tendências e visualizar o futuro, para compreender um ambiente de negócios em constantes mudanças e poder orientar posições estratégicas com sabedoria, ou mesmo tomar decisões de alto impacto, as quais ofereçam novas soluções para colocar a organização não só em posição de enfrentar crises, mas de gerenciá-las e delas saírem ainda mais fortes e vencedoras.

Neste contexto, são fatores importantes:

– Lideranças resilientes, capazes de guiarem suas equipes através destas mudanças, mantendo a coesão e motivação do grupo, como estratégia de sustentabilidade ao negócio;

– Inovações tecnológicas, utilizadas como catapulta para novas soluções aos novos desafios, estimulando cada vez mais o desenvolvimento de novos produtos, e permitindo uma adaptação mais rápida e eficaz ao mercado;

– Estratégias de marketing flexíveis, que possam responder rapidamente às mudanças do mercado, mantendo a relevância e a conexão na relação com os clientes, ajudando a identificar oportunidades de crescimento que podem transformar desafios em avanços significativos;

– Estratégias de vendas que valorizem o cliente, que promovam boas experiências, mantendo sua fidelidade e agregando cada vez maior valor ao longo do tempo do relacionamento;

– Uma gestão financeira sólida, baseada em fatos e dados, que valoriza o fluxo de caixa, a lucratividade, a liquidez e uma estrutura inteligentemente enxuta, ajudando a empresa a navegar por tempos turbulentos, garantindo sua adaptabilidade, para reagir de forma rápida às mudanças, e a continuidade dos negócios.

Bons analistas sabem, por experiência, que bons negócios estão baseados nas premissas acima e, com sabedoria e diligência, buscam detectar estes sinais, para que possam avaliar, de forma promissora, como correções de processo e/ou visões de mundo, levarão a organização para um novo patamar.

E deverão sempre avaliar as empresas de forma profunda, com rigor nos fatores controláveis, mas com um olho no entorno, nas conexões sistêmicas, nas diversas possibilidades correntes, e com outro olho no futuro, nas possibilidades que ainda não são, mas que são portadoras de grandes potenciais no porvir.

É aí que está o Ouro!

Anuar S. Mattar é analista sênior de negócios, nexialist advisor, palestrante e escritor.