GESTÃO INTELIGENTE - Entre o microfone e a câmera - 'media training' e relações públicas na arte de falar em público. Por Regina Brito.

Quem nunca se imaginou participando de uma conversa que estava ouvindo em um podcast? Uma entrevista? Até mesmo uma palestra?

As pessoas geralmente se preparam bastante antes de participar em um podcast, programa, palestra ou entrevista. Muitos se sentem desconfortáveis em estar no centro do palco, mas existem algumas técnicas de media training que ajudam.

Profissionais de Relações Públicas podem ajudar a criar mensagens-chave e praticar respostas. O segredo é dominar o conteúdo, treinar o tom de voz e a postura corporal – o que conta muito para uma comunicação eficaz e fluida, além de contribuir para manter e melhorar a reputação de uma organização ou profissional.

Por exemplo, diante de uma crise urgente que exige uma coletiva de imprensa, existem algumas técnicas como focar em comunicar a mensagem principal, transmitir informações sobre as ações que efetivamente estão sendo tomadas para resolver o problema e como está sendo investigada internamente a crise, para uma preparação correta sobre como responder as perguntas da imprensa.

Existem treinamentos para porta-vozes de departamentos específicos que muitas vezes são necessários em entrevistas ou coletivas de imprensa e há o treinamento para executivos que, afinal, conseguirão transmitir a comunicação verbal e não verbal com fluidez e maior segurança, coordenando as mensagens que precisam ser transmitidas.

Outro exemplo: as coletivas de imprensa com times esportivos. Os profissionais que estão sendo entrevistados devem saber o que falar e o que não falar para preservar a imagem positiva da equipe, do clube, do time perante o público, além de serem treinados para passar confiança por meio do tom de voz e postura corporal.

Uma ótima recomendação sobre este tema é o filme “O Discurso do Rei”, o qual retrata como um bom trabalho de media training pode contribuir para melhorar a percepção da imagem – de políticos, de executivos, de organizações enfim, com uma mensagem coerente que pode resultar em engajamento e boas parcerias com stakeholders estratégicos, tais como outras organizações, a própria mídia e o público em geral.

Relacionamento entre pessoas parece algo simples, mas exige trabalho e consistência para atingir resultados bons. Nenhum conteúdo é postado nas redes sociais à toa, ninguém se pronuncia na mídia à toa, nenhuma marca contrata um influenciador à toa. Estratégia, objetivos claros e planejamento, quando bem estabelecidos, podem trazer resultados incríveis.

Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado, trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crises e marketing digital – em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.