E há, também, quem finja ignorar o fato… pirateando ideias, termos, esquemas lógicos…
– Não passarão!
Como a falta de ética e de transparência se transformou no principal “modelo de negócios” no meio da comunicação empresarial?
– Pela ação inescrupulosa de gente postada em cargos – comprados e vendidos – no muito sujo mercado brasileiro de comunicação empresarial;
– Pela prevalência das aparências e da mentira que, por exemplo, já transformaram o LinkedIn numa versão “arrumadinha” de Facebook, Orkut etc.;
– Do escamoteamento de intenções, mero fingimento, do desvio de finalidade de formação, e falso interesse em conhecimento e ciência;
– Na má formação de muitos – o que nem todos os MBAs do mundo hão de converter em algum caráter profissional;
– Por falha deliberada nos mais básicos elementos que sustentam belos propósitos – descritos em placas de ouro com letras de lama;
– Por “entidades” corruptas, negócios disfarçados de ONG conduzidos por gente dissimulada e de mau caráter.
Após um ano de “negociações” com empresas líderes em nosso mercado… e de não-respostas (o mal do terceiro milênio), fui, fomos, surpreendidos por ver simplesmente furtados os resultados de uma pesquisa séria e o plágio até mesmo das exatas palavras que duramente se tornaram conceitos científicos ao longo de 11 semestres, tempo que durou a investigação – tudo “lançado” travestido de “inovação” autoral, quando se trata do mais puro caso de furto de propriedade intelectual. Refere-se aqui, à “Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa”, genuína inovação que teria chamado a atenção de “líderes de mercado” em nossa área, mas, infelizmente, não para construir junto e lançar, apenas para se apossar indevidamente, ganhar fama e dinheiro fácil.
Agora… estamos apenas contando o milagre… sem dizer o nome do santo, ou dos santos… mas não tarda o momento em que esses tantos – todos “amigos de redes sociais” – serão desvelados.
–
“A outra face da medalha da ética é a transparência”. Manoel Marcondes Machado Neto – Seminário ABRACOM – São Paulo – 2014.