'Sindigás tem nota máxima em inovador exame de transparência. E isto se deve ao estilo de gestão da entidade'. Manoel Marcondes Neto.

‘São ambos frutos de prolongado esforço’. Assim, Manoel Marcondes Neto, diretor-presidente deste OCI, definiu tanto o processo de concepção do novo indicador quanto a conquista do grau máximo de transparência ativa pelo Sindigás na cerimônia ocorrida na sede da entidade no último dia 8 de março. Na foto, clicada por Cristiane Caravana, estão Cristiane Freitas, gerente de Comunicação do Sindigás; Sergio Bandeira de Mello, presidente da entidade; Manoel Marcondes Neto, diretor-presidente do OCI e Luis Monteiro, diretor-gerente da Conceito Comunicação Integrada.

‘Não existe transparência por default, por osmose. Há que se empreender um amplo esforço de comunicação no sentido dos públicos-chave (stakeholders). É para eles que as organizações devem se dirigir, muito antes de serem solicitadas a dar satisfações de sua gestão, como acontece hoje – situação que chamamos de transparência passiva’, completa.

De fato, sob a gestão de Sergio Bandeira de Melo, o Sindigás vem implementando, ano após ano, as melhores práticas de governança, tais como: criação de colegiados diretivos, política radical de portas abertas, reuniões regulares com pautas e atas públicas, releitura – a cada encontro de líderes e de associados – dos estatutos e regimento, publicação de todas as deliberações, pronto atendimento à imprensa, real funcionamento de comitês de normas para associados, de condução de crises, de política de preços, entre outras.

‘Decidimos colaborar com o esforço acadêmico-científico empreendido pelo OCI, aceitando participar do processo de desenvolvimento de uma inovação muito oportuna e necessária. Nada melhor do que aliar à transparência operacional e financeira – que temos – também a transparência do nosso modo de gestão, e verificar isto requereu uma análise técnica especializada e independente, como a realizada pela Conceito. Tínhamos uma ideia de que já cumpríamos bem esses quesitos. Com o exame, ficamos ainda mais satisfeitos com o resultado’.

Uma ‘Auditoria Funcional da Comunicação’ foi realizada de outubro a dezembro de 2017 e na última quinta-feira, 08/03, foi feita a entrega, na sede do Sindigás, do Certificado ‘5R INDEX’ de Organização Transparente. No exame, auditores da Conceito Comunicação Integrada levantaram por meio de entrevistas internas e externas, análise documental, observação participante e pesquisa jornalística de percepção, o estado das relações da entidade nas 5 instâncias que compõem o novo indicador: Reconhecimento no meio social, Relacionamento com públicos-chave, Relevância em seu segmento de atuação, Administração da Reputação e Resiliência institucional.

O exame já foi aplicado em mais duas organizações. Além do Sindigás – que é uma organização típica do chamado Terceiro Setor -, o OCI acreditou os exames realizados em uma empresa privada do ramo industrial e um órgão público – ambas pela Innovazione Comunicação, do Rio Grande do Sul. A pontuação máxima foi a obtida pelo Sindigás, com nota 100 e grau AAAAA no algoritmo ‘5R INDEX’. A segunda colocada foi a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul – órgão público que também aceitou sediar o exame. A indústria – que não permitiu a divulgação de seu nome – teve o terceiro resultado, e recebeu um relatório com sugestões para melhoria, o que faz parte do trabalho de aperfeiçoamento contínuo das práticas gerenciais das organizações auditadas.

O Índice de Transparência Ativa ‘5R INDEX’ foi desenvolvido por Manoel Marcondes Neto, professor da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, em conjunto com a equipe do Observatório da Comunicação Institucional, entidade parceira da Universidade. O pesquisador já propôs à UERJ a criação de um Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Transparência voltado à formação de auditores funcionais da comunicação – perfis híbridos que praticam a integração entre a Comunicação e a Governança.