Lançamento do Portal OCI!

Hoje pela manhã, em participação na Semana de Comunicação Social do CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro), foi lançado oficialmente o Portal OCI, página de internet do Observatório da Comunicação Institucional. A apresentação foi feita pelo Diretor Executivo do OCI, Marcelo Ficher. Lala Aranha, presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas / 1a. Região (estado do Rio de Janeiro), falou sobre a participação da autarquia nas comemorações dos 100 anos de relações públicas no Brasil, em 2104. O Conrerp1 foi a primeira instituição a manifestar apoio institucional à criação do OCI, em fevereiro desse ano.

O OCI agradece aos organizadores do evento pelo convite e pela oportunidade de explicar os objetivos do Observatório da Comunicação Institucional e do Portal. A programação incluiu a exibição do video institucional do OCI, apresentado por Ronaldo Rosas, e uma rápida explanação sobre a origem da associação que instituiu o OCI e os seus objetivos.

A  iniciativa é fruto das reflexões desenvolvidas desde 2009, quando um grupo, “Renovadores”, composto em grande parte por professores de relações públicas – 12 entre 14 conselheiros – assumiu a direção do Conrerp no Rio de Janeiro para a gestão 2010-2012. A atual gestão, de situação, já é a segunda desta fase de renovação.

Marcelo Ficher dividiu as áreas de atuação do OCI em três grandes blocos: crítica da realidade (reflexões, análises, acompanhamento de casos, leitura crítica dos meios, notícias), difusão do conhecimento (artigos, colunas, entrevistas, programas de webTV e webRádio) e atividades de ensino (desde cursos livres até cursos de extensão e aperfeiçoamento, sempre em parceria com Instituições de Ensino Superior).

A Semana de Comunicação Social do CEP é um evento tradicional na área e teve este ano a participação de palestrantes como Paulo Nassar, presidente da Aberje, e Margarida Kunsch, a mais renomada pesquisadora de Relações Públicas do país. Entre tantos outros pesquisadores, professores e profissionais influentes, daqui e de outros estados, em quatro dias de encontro, ficamos honrados pela participação. E a data não poderia ser mais interessante, porque hoje, 26 de setembro, é o Dia Interamericano de Relações Públicas, data em que se celebra a criação da Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP), em 1960.

“No dia de hoje, a Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional declara oficialmente lançado o Portal OCI” – Lala Aranha. A organização civil sem fins lucrativos compõe-se dos seguintes membros:

Marcondes Neto  /  Diretor Presidente

Marcelo Ficher  /  Diretor Executivo

Lucia Duarte  /  Diretora Adjunta

Pollyana Escalante  /  Diretora do Conselho Fiscal

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2013.