Lobby não é corrupção.

Deu anteontem n’O Globo (P. 15):

Lobby é diferente de corrupção. Numa democracia moderna, a defesa de interesses legítimos de empresas, entidades e organizações junto aos agentes públicos é fundamental para a vitalidade do processo democrático e na tomada de decisões estratégicas pelo Poder Executivo ou Congresso Nacional…

LINK – https://oglobo.globo.com/opiniao/lobby-nao-corrupcao-21504734

COMENTÁRIO

A denominação ‘lobbying’, mais correta, retrata um tabu essencialmente brasileiro. A pecha é do mal. E ‘lobista’ é sinônimo de bandido. Há quatro décadas atrás, o então deputado pernambucano federal Marco Maciel já pugnava por um projeto de lei regulamentador da atividade junto ao Congresso Nacional. Ele pretendia que, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo, os profissionais de ‘lobbying’ se cadastrassem e usassem crachás para circular entre os gabinetes, defendendo os setores seus representados – algo muito civilizado. Civilizado – vê-se – até demais, pois que em pleno 2017 o tema continua sob o mesmo tabu… da inexistência legal.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).