Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), com aperfeiçoamento em Ciências da Informação Coletiva pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Periodismo para América Latina – CIESPAL, em Quito, Equador (1965), Livre Docente em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (em 1977, com tese sobre o alcance e as limitações da propaganda), onde chegou a professor associado.
Professor universitário a partir de 1963, desde o ano seguinte exerceu funções acadêmico-administrativas (coordenação, chefia, vice-direção e direção) em instituições de ensino superior públicas e privadas no Rio de Janeiro. Atuou como orientador e pesquisador em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Rio, na UFRJ e na UERJ, ministrando disciplinas relacionadas a Marketing e onde ocupou o cargo de vice-diretor do Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ (1984/1988).
Foi meu professor em três disciplinas no curso de Comunicação do Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.
Neste LINK, artigo “Sobre a conversa, o rumor em política e a atividade de relações públicas: algumas considerações” – publicado na revista LOGOS (UERJ).
Neste LINK, artigo “É possível falar em imagem de marca de país?” – publicado na revista LOGOS (UERJ).
Neste LINK, informações sobre trabalhos que orientou.