José Henrique de Carvalho.

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), com aperfeiçoamento em Ciências da Informação Coletiva pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Periodismo para América Latina – CIESPAL, em Quito, Equador (1965), Livre Docente em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (em 1977, com tese sobre o alcance e as limitações da propaganda), onde chegou a professor associado.

Professor universitário a partir de 1963, desde o ano seguinte exerceu funções acadêmico-administrativas (coordenação, chefia, vice-direção e direção) em instituições de ensino superior públicas e privadas no Rio de Janeiro. Atuou como orientador e pesquisador em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Rio, na UFRJ e na UERJ, ministrando disciplinas relacionadas a Marketing e onde ocupou o cargo de vice-diretor do Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ (1984/1988).

Foi meu professor em três disciplinas no curso de Comunicação do Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.

Faleceu em 31/10/2021.

Neste LINK, artigo “Sobre a conversa, o rumor em política e a atividade de relações públicas: algumas considerações” – publicado na revista LOGOS (UERJ).

Neste LINK, artigo “É possível falar em imagem de marca de país?” – publicado na revista LOGOS (UERJ).

Neste LINK, informações sobre trabalhos que orientou.