"Votar". Por Raquel de Queiroz.

PORQUE HOJE É SÁBADO, damos espaço a uma apresentação em Power Point que circula na internet.

Maria Amélia Maneque Cruz, relações-públicas gaúcha, ora na presidência do Conrerp4, repassa – e o OCI publica:

Veja um artigo da grande escritora Raquel de Queiroz na revista “O Cruzeiro”, em 1947, mas que parece se encaixar perfeitamente nos dias atuais.

Para quem não conheceu a revista “O Cruzeiro”, digo que ela era a única, exclusiva à sua época, de edição semanal e tiragem limitada, num tempo em que não havia televisão e um telegrama – a correspondência mais rápida – chegava, às vezes, três dias após o seu registro.

Quando ocorria um evento marcante, aquele que não tivesse um jornaleiro amigo ou conhecido, tinha que madrugar na porta da banca e aguardar a chegada da revista, senão…

Rachel de Queiroz, escritora cearense de renome, era a titular da crônica da última página e era seguida por muitos e ardorosos fãs.

Era uma espécie de “guru”. Todos acreditavam piamente em suas ideias transcritas com muita clareza num vocábulo sem meias palavras.

Leia o texto desta mensagem para entender melhor o que estou tentando explicar: encaminho porque acredito ser de UTILIDADE PÚBLICA… ainda que escrito em 1947!

Artigo da Revista “O Cruzeiro”, de 1947 (uma relíquia completamente atual), transcrito em um arquivo PPS: http://pt.slideshare.net/marcondesneto/votar-texto-de-raquel-de-queiroz-38261043?utm_source=slideshow&utm_medium=ssemail&utm_campaign=post_upload_view_cta

COMENTÁRIO

Este OCI, como já divulgado, está finalizando uma pesquisa sobre o discurso institucional dos partidos políticos brasileiros. O resultado desta pesquisa será divulgado em setembro, bem ANTES da eleições, de modo que os leitores – e eleitores – possam avaliar, pelo discurso que proferem acerca de si, as 32 agremiações político-partidárias brasileiras.

Bom voto a todos!

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).