Notas

Nota

Tenha orgulho do seu nome. Ele define você. É a sua identidade. Sua marca no mundo. Ninguém pode apagar. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca. Porque só existe um de você. E é isso que importa no final.

10.02.2015
OCI
Noutro dia este OCI clipou um filmete de 1 minuto de duração da Volvo, atribuindo ao mesmo qualidades exemplares de boa peça institucional. Hoje clipamos a Jeep Brasil que, em sua nova campanha, também faz uso magistral de texto, imagem e trilha sonora para “vender” – em filmete de 1 minuto – marca… e não automóveis. […]
mais
Nota

E não é que o cidadão Kane "baixou" no Rio de Janeiro?

06.02.2015
OCI
E não choveu. Nem muito nem pouco. Apesar do seu ALERTA À POPULAÇÃO da cidade para a quinta-feira (ontem). Chuviscos e pancadas isoladas, sim, como acontece todo santo dia em algum bairro desta imensa metrópole. Mesmo sob um verão tórrido. Veja a íntegra da “notícia” (do Estadão) replicada pelo Diário do Grande ABC: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1200896/paes-alerta-para-temporal-no-rio-na-tarde-desta-quinta?referencia=minuto-a-minuto-topo  Mas a […]
mais
Nota

Para as relações de consumo temos o CONAR e o PROCON. E para o 'storytelling' institucional mentiroso, parcial, incompleto, e que induz o cidadão a erro de julgamento? Eis a questão central deste OCI.

11.12.2014
OCI
Esta é “a” questão fundamental! O santo Graal deste OCI. Com 25 anos de democracia e pouco mais de 20 anos de Código de Defesa do Consumidor, o próprio, ou… cliente/freguês/usuário/assinante/etc. estão protegidos. E o cidadão contribuinte ? Parodiando Néstor García Canclini, entre consumidores e cidadãos, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. […]
mais
Nota

Documentário e livro do OCI sobre os 100 anos de RP no Brasil têm dois lançamentos em São Paulo no próximo sábado, dia 13 de dezembro.

08.12.2014
OCI
Fechando com chave-de-ouro as comemorações pelos cem anos de Relações Públicas no Brasil, o Observatório da Comunicação Institucional tem dois eventos de lançamento em São Paulo no próximo sábado, dia 13 de dezembro. INTERCOM – Cátedra da UNESCO – Universidade Metodista de São Paulo Às 11:00 h, José Marques de Melo, que dispensa apresentação, recebe […]
mais
Nota

E não é que eles fizeram de novo?

04.12.2014
OCI
O pessoal do coletivo TodoMundoPrecisadeumRP fez outra vez… um gol. Aliás, um golaço. Este OCI já havia chamado a atenção para o vídeo inaugural de autoria do errepê Guilherme Alf (http://oci-rp.blogspot.com.br/2013/02/todo-mundo-precisa-de-relacoes-publicas.html). Agora, o segundo vídeo da turma – como um presente neste segundo século da atividade, tempo que está só começando… LINK – https://www.youtube.com/watch?t=2&v=NH7Zj-bA0Xc
mais
Nota

Conheça o trabalho da Transparência Organizacional.

29.09.2014
OCI
Uma página que se destina a discussões sobre “Transparência Organizacional”, e que busca apresentar questões e fatos dentro deste tema. No ar desde 10 de novembro de 2012. LINK – https://www.facebook.com/TransparenciaOrganizacional?fref=ts Conheça também o Núcleo de Pesquisa (na UniRio) – https://sites.google.com/site/ciberdem/transparencia-organizacional E visite o blog – http://transparenciaorganizacional.blogspot.com.br/  
mais
Nota

Partidos políticos brasileiros têm graves problemas de comunicação, segundo pesquisa O.C.I. - noticia a Globo News.

27.09.2014
OCI
Culminando um grande esforço junto à imprensa, contando com colegas “do ramo” e amigos (sabemos que simplesmente isto não garante divulgação – é preciso ter conteúdo relevante), este OCI teve sua primeira grande divulgação no meio “TV” ontem, 26 de setembro – aliás, Dia Interamericano de Relações Públicas. A Globo News noticiou no Jornal das […]
mais
Nota

Concluída a pesquisa OCI sobre o discurso institucional do partidos brasileiros.

21.09.2014
OCI
Primeiro projeto de pesquisa deste Observatório da Comunicação Institucional, anunciado em 15 de outubro de 2013, a pesquisa intitulada “Leitura Informal – Discurso Institucional – Partidos Políticos Brasileiros” está concluída. Foram meses de planejamento, avaliação de alternativas metodológicas, discussão e aplicação-teste de conceitos. Em 19 de agosto de 2014, com o início da propaganda eleitoral […]
mais
Nota

Todo trabalho é digno. E toda profissão regulamentada exige o pré-requisito da formação específica e o devido registro em Conselho Profissional.

16.08.2014
Marcondes Neto
O jornal O Globo noticiou, ontem, que o ex-ministro José Dirceu “digita fichas” (o que ele, aliás, acha “um tédio”, segundo a reportagem) preparadas pela bibliotecária do escritório de advocacia em que o mesmo está trabalhando. Esta notícia deve-se à a fiscalização feita no escritório pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (Regional DF). José Dirceu recebe […]
mais
Nota

OCI agradece a acolhida do Conrerp BA/SE em Salvador.

01.06.2014
OCI
Neste 31 de maio, o Observatório da Comunicação Institucional ganhou a distinção de palestrar aos convidados do “Diálogo com o Conrerp7” – evento-convite à participação da comunidade nas atividades da Autarquia, que agora está estruturada. Veja aqui o roteiro da fala de Manoel Marcondes Neto: http://pt.slideshare.net/marcondesneto/oportunidade-para-um-oci. Depois de um ano e cinco meses de organização […]
mais
Nota

Mais nova Região do Sistema Conferp-Conrerp, a 7a., apoia as iniciativas do OCI no centenário das Relações Públicas. Bahia e Sergipe respondem: - Presente!

14.04.2014
OCI
E a Bahia já nos deu régua e compasso – como cantou Gilberto Gil – apoiando as ações do Observatório da Comunicação Institucional relativas ao centenário da atividade de relações públicas no Brasil. Somos gratos à diretoria, a todos os conselheiros da 7a. Região – Bahia e Sergipe – e colegas errepês registrados. Até por […]
mais
Nota

Exemplo que vem do CAU, mais novo conselho profissional do país.

13.04.2014
Marcondes Neto
“Conselhos profissionais não existem para ‘proteger’ uma classe laboral ou prover serviços a seus registrados; essas, funções de sindicatos e associações. Conselhos profissionais existem para proteger a cidadania de maus profissionais e prover fiscalização do exercício profissional, punindo más práticas”. Esta frase, repetida pelo diretor-presidente deste Observatório da Comunicação Institucional no “3o. Forum Abracom de […]
mais
Nota

Paul Holmes - entrevistado por Ariane Feijó - em Davos: uma nova dialética do esclarecimento.

04.04.2014
OCI
É isso! Administração de relacionamentos, reputação e… mídia – nesta ordem. That’s public relations! Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=tG_-GgbRvWE   Paul Holmes faz eco ao Manifesto Sincrético Administração e Relações Públicas. E você? Se quiser subscrever o Manifesto Sincrético, envie mensagem para observatoriodacomunicacao@gmail.com declarando seu apoio e contendo nome completo e o número de qualquer documento válido de identificação […]
mais
Nota

Hoje tem início a campanha permanente de mobilização de recursos para a causa de uma - boa - Comunicação Institucional!

02.04.2014
OCI
Agora você já pode se associar ao OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL. Tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica. No ar há 14 meses, desde 01/02/2013, o OCI agora atingiu o estágio que nos permite ir ao seu encontro para convidá-lo a juntar-se a nós pela causa da comunicação institucional alicerçada na verdade factual, completa, e […]
mais
Nota

A sopa de letras que traduz 32 legendas aptas a disputar as eleições de 2014 no Brasil está aí, parece, para causar uma indigestão 'democrática' no eleitor.

27.11.2013
Marcondes Neto
Esta nota segue e complementa a nota de ontem, intitulada “Candidaturas auxiliares… ou fumaça nos olhos do eleitor?”. Notícia extraída do jornal O Globo, edição de 27/11/2013 (P. 4) Rede de interesses: dono do Saint Peter tem concessões do governo. Empresário e o irmão, presidente do PTN, têm processos tramitando no Ministério das Comunicações. Paulo […]
mais
Nota

Bom debate em tempos de novas diretrizes curriculares para os bacharelados em Relações Públicas e em Jornalismo.

19.11.2013
OCI
Em setembro último, após quatro anos de expectativa, o MEC finalmente expediu as novas diretrizes curriculares nacionais para o bacharelado em Relações Públicas e em Jornalismo. Como era sabido, extinguiu-se o conceito “guarda-chuva” de Comunicação “Social” (de triste memória, pois que uma impostura do regime de 1964 amparado numa leitura da Igreja Católica), e as […]
mais
Nota

Cristina Kirchner passa. Néstor passou. Menem passou. Evita, Isabelita idem. Mas o monopólio da mídia (*) veio se fortalecendo. Desde Juan Perón.

05.11.2013
Marcondes Neto
E a Argentina, há 100 anos atrás era a quinta nação do mundo. E isto não se devia somente à economia, ao PIB, mas também ao nível cultural, civilizacional. Qual terá sido a parcela de culpa da mídia nesta degradação? Ontem, o próprio Grupo Clarín propôs a sua divisão em seis “grupos”. Está claro, pois, que […]
mais