Notas

Nota

'Sindigás tem nota máxima em inovador exame de transparência. E isto se deve ao estilo de gestão da entidade'. Manoel Marcondes Neto.

16.03.2018
OCI
‘São ambos frutos de prolongado esforço’. Assim, Manoel Marcondes Neto, diretor-presidente deste OCI, definiu tanto o processo de concepção do novo indicador quanto a conquista do grau máximo de transparência ativa pelo Sindigás na cerimônia ocorrida na sede da entidade no último dia 8 de março. Na foto, clicada por Cristiane Caravana, estão Cristiane Freitas, […]
mais
Nota

E, assim, funciona a tal da 'publicidade programática'... Ou... as pequenas letras e suas grandes consequências... Ou, ainda... agências de propaganda, fora!

13.01.2018
OCI
Estes Termos do Programa de Publicidade do Google (“Termos”) são celebrados pelo Google Brasil Internet Ltda. (“Google”), empresa autorizada a representar a Google Inc. e intermediar a venda do do Programa de Publicidade da Google Inc. no Brasil, agindo de forma a representar os seus melhores interesses, e a entidade que aceita estes Termos eletronicamente […]
mais
Nota

Índice de Transparência Ativa é aplicado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

06.01.2018
OCI
Como parte do rito acadêmico-científico estabelecido para o desenvolvimento da inovação ‘Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R INDEX’, três projetos-piloto foram realizados – um, junto a instituição pública (1o. Setor); um, junto a uma empresa privada (2o. Setor); e um, junto a uma organização da sociedade civil […]
mais
Nota

Concluído o rito acadêmico-científico que valida o Índice de Transparência Ativa '5R INDEX'.

02.01.2018
OCI
Com grande satisfação comunicamos que, no dia 28 último, foi concluído – com êxito – o projeto de criação da inovação ‘Auditoria Funcional da Comunicação (AFC) para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R INDEX’, de autoria de Manoel Marcondes Machado Neto, cofundador e diretor-presidente deste OCI. A conclusão veio pelo ACEITE de Rosangela Martins, […]
mais
Nota

Campanha atual da Confederação Nacional da Indústria é ótimo exemplo de propaganda institucional.

16.11.2017
Marcondes Neto
Fazia tempo que não se via algo tão bom em termos de propaganda institucional. Lembramos a campanha da Vale (‘Sustentabilidade’)… de quase uma década atrás. Bom texto, boas imagens, boa trilha, boa locução, bom mote (‘aqui tem propósito, aqui tem indústria’): ingredientes infalíveis. Será que está (co)movendo corações e mentes? Essa resposta deixamos para o […]
mais
Nota

Jornalismo profissional responsável: mais uma causa abraçada pelo Observatório da Comunicação Institucional.

08.11.2017
OCI
Decidido na Reunião de Trabalho deste OCI realizada no dia 7 de novembro último: como oferta de mais um antídoto ao fenômeno das ‘fake news’, o exercício inegociável de um Jornalismo profissional responsável passa a ser objeto de análise e reflexão crítica do Observatório da Comunicação Institucional. Ou seja; mais uma causa para reforçar a […]
mais
Nota

Ainda sobre a exposição 'Queermuseu' - um buzz' case exemplar. Por Manoel Marcondes Machado Neto, editor deste OCI.

24.09.2017
Marcondes Neto
Talvez a curadoria da exposição ‘Queermuseu’, produzida (e, antes do prazo previsto, desproduzida) pelo Santander Cultural de Porto Alegre não tenha, antes, imaginado o ‘buzz’ que o evento conseguiria. Mais por sua desprodução que pela mostra em si. A produção, patrocinada pelo banco via Lei Rouanet, aconteceria de 15 de agosto a 8 de outubro, […]
mais
Nota

Universidade de Caxias do Sul destaca parceria com o Observatório da Comunicação Institucional.

24.08.2017
Marcondes Neto
A primeira parceria estabelecida pelo Observatório da Comunicação Institucional (OCI) com uma universidade do Rio Grande do Sul foi concretizada, recentemente, com a Universidade de Caxias do Sul, por meio do curso de Relações Públicas. LINK – http://www.ucs.br/site/noticias/13082/ COMENTÁRIO Conversação iniciada ainda em 2013, ano de fundação deste OCI, chega a bom termo e já neste ano serão […]
mais
Nota

O que o jornalista espera como notícia da sua Assessoria de Imprensa?

30.07.2017
OCI
Conheça o veículo de comunicação, sua linha editorial e seus profissionais, para conquistar espaço nos principais portais de notícia. Saiba como produzir uma notícia de qualidade que desperte o interesse do seu público e dos jornalistas. Este ‘e-book’ tem a promoção do portal Comunique-se e do DINO – Divulgador de notícias. LINK – http://educacional.dino.com.br/jornalista-espera-de-sua-assessoria/?utm_source=CS&utm_medium=cpc&utm_term=COPE-19-CS&utm_campaign=COPE-19-CS
mais
Nota

Brasileiros lançam primeira plataforma gratuita de gerenciamento de Mídia Programática.

22.03.2017
OCI
A empresa Keep.i, primeira plataforma self-service de mídia integrada do Brasil, é lançada e já está disponível gratuitamente para agências de publicidade, empresas e empreendedores. Desenvolvida totalmente no País, a solução integra todos os benefícios da Mídia Programática com uma gestão simplificada de resultados e informações de performances individuais de canais como Facebook, Twitter, Instagram, […]
mais
Nota

MediaMath é reconhecida no novo 'Gartner Magic Quadrant' para hubs de marketing digital.

23.02.2017
OCI
A MediaMath, principal empresa independente de marketing programático, anuncia que foi reconhecida pela Gartner, Inc. no mais recente “Magic Quadrant para Hubs de Marketing Digital” (*). “Nós acreditamos que a avaliação da Gartner é um reconhecimento importante da plataforma robusta e das ofertas de serviços que construímos durante a última década “, disse Joanna O’Connell, […]
mais
Nota

Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional entra em seu ANO V e lança nova campanha.

01.02.2017
OCI
Hoje, 1o. de fevereiro de 2017, esta Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional completa 4 anos de existência. E para saudar o início de seu quinto ano de atividades, elege o seguinte mote de campanha: ‘RP: persona e caráter da comunicação institucional’. Nesse período de vida, dos sete projetos propostos, cinco foram concluídos e dois […]
mais
Nota

É URGENTE: o Brasil precisa salvar o patrimônio que é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)!

15.01.2017
OCI
Em 10 de janeiro último, uma carta em defesa da UERJ foi publicada e amplamente difundida – http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=1115 Ontem, o jornal O Globo, publicou uma notícia sobre mobilização solidária no sentido de evitar-se o fechamento da Universidade – http://oglobo.globo.com/rio/mobilizacao-solidaria-organizada-para-evitar-fechamento-da-uerj-20774056 Este Observatório de Comunicação Institucional se soma a todas as forças vivas do estado do Rio de […]
mais
Nota

Observatório do Terceiro Setor aborda a intolerância em campanha online. O intuito da iniciativa é provocar reflexão e incentivar o respeito às diferenças.

20.12.2016
OCI
O Observatório do Terceiro Setor acaba de lançar sua mais nova campanha: ‘Intolerância – eu me importo! E você?’. A ação visa ajudar as pessoas a refletir sobre os diversos tipos de intolerância existentes em nossa sociedade, como a intolerância contra os negros, contra a comunidade LGBT ou contra quem defende uma opinião política diferente. […]
mais
Nota

OCI inicia publicação de uma sequência de monografias relevantes da FACHA.

17.08.2016
OCI
Nesta quinta, cumprindo o rito semanal, ‘no ar’ o primeiro trabalho de uma série que a FACHA ‘emplacou’ na seção ‘Melhores Monografias’ deste portal OCI. Trata-se da monografia ‘A’ de Marcia Cáceres, intitulada ‘Relações Públicas como aliadas da governança corporativa e sustentabilidade’, orientada pelo Prof. Anderson Ortiz. Acesse! Mande sua monografia ‘A’! E conheça os […]
mais
Nota

Lançada 'nova' denominação... 'comunicação corporativa'. Avisem o MEC!

17.03.2016
Marcondes Neto
A capitulação da comunicação como especialidade profissional já era esperada. Afinal, o Jornalismo não mais requer diploma de nível superior, e a Propaganda – fazendo companhia às empreiteiras – mudou-se para o ramo da corrupção do Estado, enfileirando ‘publicitários’ a cada novo escândalo. Convidado a ‘curtir’ o hot site da campanha ‘Somos Comunicação Corporativa’ (sic)*, […]
mais
Nota

Gestão de Reputação: objetivo maior de Relações Públicas. Lançada, em 23/02, a Revista da Reputação.

12.03.2016
OCI
Mais efetivo resultado daquilo que chamamos ‘Relações Públicas Plenas’, a reputação é um bem intangível de toda organização e de toda pessoa, mas algo crítico para aqueles que precisam conquistar e manter-se em evidência num mercado; um atleta, um cientista, um autor, uma ONG, uma empresa, um partido, um governante. O esforço de manutenção de […]
mais
Nota

Mandato no Conferp iniciou-se - em 16/01 - com posse dos 14 novos conselheiros e eleição interna da Diretoria Executiva, em Brasília.

18.01.2016
OCI
Foram eleitos: Presidente: Júlia Furtado; Secretário-geral: Flávio Gava; e Tesoureiro: Denys William. Efetivada a renovação total no Sistema Conferp-Conrerp. Ao trabalho! E dia 01/02/2016 entramos no 103o. das Relações Públicas no Brasil! É tempo de, ‘quânticamente’, unirmos a tradição à ruptura. Ruptura com a timidez, a omissão e a auto-comiseração. Nosso apoio irrestrito ao resgate […]
mais
Nota

A hora é de convergência entre Comunicação e Administração.

06.01.2016
OCI
O livro “Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração”, de Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente deste O.C.I., está saindo – agora, em 2016 – numa segunda edição, revista e ampliada, pela Editora Ciência Moderna – nos formatos ‘e-book’ e impresso. A obra, técnica e didática, destina-se: (1) aos estudantes de Relações Públicas e […]
mais
Nota

- Queremos estar alertando, senhora, que sua casa estará sendo derrubada por uma onda de lama em 30 segundos...

07.11.2015
Marcondes Neto
“Esse momento vai nos trazer muitas lições, mas não quer dizer que o que fizemos não esteja correto”. Esta frase que aqui ressoa foi dita pelo presidente da mineradora Samarco, Ricardo Vescovi, ao comentar o rompimento de duas (em três, locais) barragens de rejeitos da empresa, havido anteontem no distrito de Bento Rodrigues, município mineira […]
mais
Nota

O PMDB "piscou primeiro". E entreviu o que este OCI constatara em pesquisa: os partidos comunicam-se mal.

16.07.2015
OCI
Neste caso, piscar fez abrir os olhos do partido para a realidade – uma comunicação institucional absolutamente incompetente, confusa, enfadonha – o exato achado da pesquisa conduzida por este O.C.I. sobre o discurso das legendas partidárias brasileiras. Alguém ligado ao partido leu o relatório da pesquisa O.C.I. Tanto que na sua edição de ontem, o Diário […]
mais