Dicionário de Comunicação Organizacional disponível on line.

No último dia 30, na Livraria Vitrola, foi lançado o livro Estrato de Verbetes: Dicionário de Comunicação Organizacional, organizado pelo Grupo de Pesquisa EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais (CNPq), sob a orientação dos professores Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW). O evento contou com a presença de alunos e professores integrantes do Grupo, pesquisadores que colaboraram com o livro, imprensa e convidados.

Em um levantamento realizado pelo Grupo sobre as publicações na forma de dicionário no Brasil foram encontrados mais de 40 materiais de Comunicação e áreas afins. Desses, apenas quatro publicações específicas sobre os temas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, todos publicados entre 1996 e 2014. A partir desse contexto e partindo de um projeto de pesquisa, buscou-se desenvolver um livro didático com a finalidade de disseminar os principais conceitos referentes à Comunicação Organizacional. Tal proposta alinha-se ao reconhecimento da importância de não apenas produzir conhecimentos no âmbito dos grupos de pesquisa, mas – também – possibilitar a sua circulação, ampliando o acesso de acadêmicos e profissionais a estes conteúdos, além de uma aproximando entre a produção científica e o mercado.

A obra traz 95 verbetes e contou com a colaboração de 55 autores renomados da área, provenientes de mais de 10 universidades, institutos de ensino e de pesquisa do Brasil – entre eles este OCI.

A publicação teve origem no trabalho do grupo de pesquisa EstratO, formado pelos três professores pesquisadores acima citados e cinco alunos de iniciação científica do curso de Relações Públicas. O livro foi publicado nas versões impressa e ‘e-book’ e está disponível para acesso de forma gratuita para consulta e download no link – https://bit.ly/2PSYYZB.

A publicação tem a Agência DarUp – Comunicação Integrada, a livraria Vitrola e a gráfica Grafimax como patrocinadores. Além de contar com o apoio institucional do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª. Região (Conrerp4), da Associação Brasileira de Relações Públicas – RS/SC, do coletivo ‘Todo Mundo Precisa de um RP’ e do blog ‘Fantástico Mundo RP’.