Com a globalização, as cadeias de suprimentos e serviços (supply chains) tiveram que adotar e cumprir normas universais.
E a função de compliance nada mais é que a verificação de conformidade do que uma dada organização pratica a tais normas.
Uma International Standards Organization (ISO) estabeleceu para inúmeras áreas (Ambiental, Do Trabalho, Da Qualidade, por exemplo) parâmetros relacionados às melhores práticas nessas áreas e integrantes das cadeias de fornecimento as devem cumprir.
A área da Comunicação não possuía uma norma voltada às melhores práticas até que o Observatório da Comunicação Institucional (que atua como uma ISO) lançou a sua inovação, o aplicativo Sistema 5R-INDEX (de uso gratuito e ilimitado) e o ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’, de autoria de Manoel Marcondes Machado Neto (disponível na Amazon e na UmLivro.com.br) como suportes da Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional – não uma simples auditoria de comunicação, mas como um exame de toda a organização, transversalmente, levantando potenciais riscos de crises de imagem pública, o principal papel que a comunicação desempenha no jogo da governança corporativa, muito além da propaganda e da assessoria de imprensa.
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Acesse: www.5R-INDEX.com.br