AQUI NO OBSERVATÓRIO - A Cada Ano, Um Mote.

Neste 2025, Ano da Nova Mídia, inauguramos novo posicionamento do Portal O.C.I., considerando-o veículo de comunicação – praticamente, uma exigência do mercado (por anos) que resolvemos adotar. Fruto típico do internet zeitgeist.

Em 2024, nosso mote foi Accountability, inspirando muito conteúdo, entre artigos e colunas. Chegamos a propor um enunciado que verte para o Português o termo não traduzido: Prestação Responsável de Satisfações Públicas – reavivando nosso Projeto 03, de 03/03/2014, de instituição do Dia da Satisfação Pública, proposta original de Marcelo Ficher, cofundador do O.C.I.

Relembrando alguns marcos

2023 teve como mote RP: profissional da transparência ativa. A inspiração foi a consolidação do Sistema 5R-INDEX como inovação absolutamente dedicada, pertinente e necessária à governança corporativa. Saiba mais acessando este link.

2022: Ano de Transparência Ativa – Tempo em que foi lançada a versão impressa do Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa, de Manoel Marcondes Machado Neto, cofundador do O.C.I. pela Editora iVentura

2021: RP – Carreira de Estado. Uma nova visão sobre a formação e o papel do profissional relações-públicas no Brasil. Marcelo Ficher, cofundador do O.C.I. – que expôs sua tese “Auditoria de Realidade” em dezembro de 2020, inspirou o novo ano que entrava.

2019: Ano do Blending – Marketing? RP? Branding? Nada disso. O novo ano que se iniciava, para o Observatório da Comunicação Institucional, teria a marca de tudo aquilo ao mesmo tempo, agora. Junto e misturado.