Alberto Dines, observai-nos!

NOTA DE PESAR

O que dizer quando um inspirador se vai? Adeus? Até breve?

Este Observatório da Comunicação Institucional queda-se mudo e dá esta nota de pesar – é o que conseguimos fazer.

O mestre Alberto Dines – com o seu Observatório da Imprensa (‘… você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito’) – foi nossa primeira inspiração. Generoso, dono de fina ironia e de um saber jornalístico que o coloca no panteão dos ‘honoris causa’, Dines – e equipe – produziam crítica construtiva. Seu objetivo? Um jornalismo melhor!

Este OCI – e seus componentes – amam o jornalismo. Se assim não fosse, não teríamos 90% do nosso conteúdo na forma de um ‘clipping’ quase diário das páginas, das telas e dos alto-falantes da imprensa. E também nos dedicamos à crítica construtiva, com o objetivo expresso de tornar a comunicação dos entes, via imprensa ou não, melhor.

Estive presente, quando na Faculdade de Comunicação Social da UERJ, uma solenidade inaugurava um laboratório nomeado ‘Alberto Dines’. Disse o mestre, na ocasião: ‘Eu não tenho o diploma, mas tenho a sala na Universidade’.

Descanse em paz, professor.

LINK (de ontem, data de morte, n’O Estado de S. Paulo) – https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,jornalista-alberto-dines-morre-aos-86-anos,70002318912

Aqui, última matéria que clipamos do Observatório da Imprensa, em 14 de outubro de 2015.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).