Você escolhe reputação ou vendas? Por Vanessa Vargas.

Entre ter uma boa reputação e vender, o que você escolhe? Todos sabem que sem venda não há como um negócio seguir em frente, mas nem todos enxergam com clareza que a imagem da marca conquista novos clientes e fideliza os que você já tem. Tenho observado um crescente número de empresas que têm trocado os investimentos em comunicação e concentrado todos os recursos em marketing, especialmente o marketing digital. É compreensível que diante de uma pandemia haja a necessidade de equilibrar o fluxo de caixa, porém apostar todos os recursos em ações promocionais, on ou off-line, não é uma boa alternativa.

A comunicação digital é uma realidade que pode gerar muitos benefícios às empresas. Não há problema algum em apresentar e oferecer os seus serviços on-line, ao contrário, é fundamental hoje em dia. O problema vem da preocupação excessiva com a venda esquecendo de toda a jornada do cliente e deixando de lado cuidados essenciais. Da mesma forma que anunciar seus produtos em mídia off-line e não investir em comunicação institucional não é recomendável, anunciar em mídia on-line e descuidar do conteúdo e da forma pode transformar seu investimento em spam.

Uma campanha de marketing digital precisa estar alinhada com a estratégia de comunicação como um todo. Não há como pensar apenas em conseguir um número cada vez maior de cadastros e a partir disso começar um envio desenfreado de e-mails, e-books e links para webinars. É necessário estar atento ao design e ao texto desses materiais, cuidados básicos que dão indícios da qualidade do serviço que será ofertado mais a frente. O conteúdo enviado deve gerar valor, gerar vínculo para, depois, gerar venda. Como todas as soluções em comunicação, é necessário tempo para que os resultados apareçam.

Assim, é necessário que as as iniciativas de comunicação conversem entre si e levem a todos os públicos uma imagem condizente com os valores da empresa. Quanto mais claro esses valores estiverem, mais pessoas poderão se conectar e se transformar em clientes.

Vanessa Vargas é relações-públicas, diretora da DuJour Comunicação e diretora de Relações Públicas da Federação das Associações de Jovens Empresários do Rio Grande do Sul – FAJERS.